Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGodoy, Elenilton Vieira, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorRibeiro, Vivian de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-27T21:27:31Z
dc.date.available2024-01-27T21:27:31Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86245
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Elenilton Vieira Godoypt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem como objetivo aproximar as discussões envolvendo a Matemática Emocional e a Análise de Erros na Educação Matemática no Ensino Superior e foi desenvolvido a partir da aplicação, pelo departamento de Matemática, de uma avaliação diagnóstica constituída de questões testes envolvendo assuntos da Matemática Escolar e outras que procuram caracterizar o perfil do ingressante nos cursos de graduação (que possuem alguma disciplina da área de Matemática no seu projeto pedagógico do curso) da Universidade Federal do Paraná. Nesse sentido, a avaliação diagnóstica foi aplicada nos cursos de Administração, Agronomia, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Engenharias, Física, Geologia, Informática Biomédica, Matemática, Matemática Industrial, Química e Zootecnia, contudo, o foco desse estudo voltou-se para os cursos Ciências Biológicas, Administração, Engenharia Cartográfica, Agronomia, Economia, Geologia e Zootecnia, pois foram aqueles que apresentaram uma porcentagem maior de pavor e desgostos com a relação à Matemática. A partir dos resultados encontrados na avaliação diagnóstica foi aplicado um segundo questionário apenas aos estudantes dos cursos, objeto desse estudo sobre afetividade matemática. Os dados coletados dos dois questionários foram analisados inspirados nos estudos envolvendo à Matemática Emocional e a Análise de Erros. Aproximando as discussões entre a análise dos erros matemáticos e o questionário sobre afetividade matemática, percebemos que muitos erros podem ter sua origem em concepções e emoções. Concepções de professor como detentor do conhecimento e o aluno como sujeito passivo, aquele que busca ao máximo se apropriar das regras matemáticas, sem dar sentido aos procedimentos que realizou. Nessa perspectiva, o aluno bom em Matemática é aquele que "treinou" bastante para conseguir fazer os exercíciospt_BR
dc.description.abstractAbstract : This work aims to approximate discussions regarding Emotional Mathematics and the Analysis of Errors in Mathematics Education in University, and it was designed based on a diagnostic evaluation, applied by the department of Mathematics, containing test questions on the matters of school math and others, that aimed to characterize a profile of those starting undergraduate courses (only the ones containing any subjects of Mathematics on their pedagogical programs) at the Federal University of Paraná. Therefore, the diagnostic evaluation was applied in the following courses: Administration, Agronomy, Computer Science, Biological Sciences, Economic Sciences, Engineering, Physics, Geology, Biomedical Informatics, Mathematics, Industrial Mathematics, Chemistry and Zootechny; however, the focus of the study was on Biological Sciences, Administration, Cartographic Engineering, Agronomy, Economic Sciences, Geology and Zootechny, cause its students showed a bigger percentage of fear and displeasure regarding Mathematics. Based the results of the diagnostic evaluation, another evaluation was applied to the students only, objects of this study on Mathematics affectivity. The collected data from both questionnaires were analysed based on studies regarding Emotional Mathematics and the Analysis of Errors. Comparing discussions between the analysis of errors and mathematics affectivity, it was noticeable that many errors might be originated from conceptions and emotions. Conceptions like the professor as being the owner of knowledge and the student as a passive subject, the one who seeks appropriation of the rules in mathematics, without giving meaning to the operations done. In this perspective, the good student of Mathematics is the one who "practiced" constantly to be able to solve the problemspt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectMatemática - Aspectos psicológicospt_BR
dc.subjectAnalise de erros (Matematica)pt_BR
dc.subjectEngenharia matemáticapt_BR
dc.titleO impacto da afetividade no percurso formativo matemático de alunos ingressantes nos cursos de ciências e engenhariaspt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples