O impacto da afetividade no percurso formativo matemático de alunos ingressantes nos cursos de ciências e engenharias
Resumo
Resumo : O presente trabalho tem como objetivo aproximar as discussões envolvendo a Matemática Emocional e a Análise de Erros na Educação Matemática no Ensino Superior e foi desenvolvido a partir da aplicação, pelo departamento de Matemática, de uma avaliação diagnóstica constituída de questões testes envolvendo assuntos da Matemática Escolar e outras que procuram caracterizar o perfil do ingressante nos cursos de graduação (que possuem alguma disciplina da área de Matemática no seu projeto pedagógico do curso) da Universidade Federal do Paraná. Nesse sentido, a avaliação diagnóstica foi aplicada nos cursos de Administração, Agronomia, Ciências da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Engenharias, Física, Geologia, Informática Biomédica, Matemática, Matemática Industrial, Química e Zootecnia, contudo, o foco desse estudo voltou-se para os cursos Ciências Biológicas, Administração, Engenharia Cartográfica, Agronomia, Economia, Geologia e Zootecnia, pois foram aqueles que apresentaram uma porcentagem maior de pavor e desgostos com a relação à Matemática. A partir dos resultados encontrados na avaliação diagnóstica foi aplicado um segundo questionário apenas aos estudantes dos cursos, objeto desse estudo sobre afetividade matemática. Os dados coletados dos dois questionários foram analisados inspirados nos estudos envolvendo à Matemática Emocional e a Análise de Erros. Aproximando as discussões entre a análise dos erros matemáticos e o questionário sobre afetividade matemática, percebemos que muitos erros podem ter sua origem em concepções e emoções. Concepções de professor como detentor do conhecimento e o aluno como sujeito passivo, aquele que busca ao máximo se apropriar das regras matemáticas, sem dar sentido aos procedimentos que realizou. Nessa perspectiva, o aluno bom em Matemática é aquele que "treinou" bastante para conseguir fazer os exercícios Abstract : This work aims to approximate discussions regarding Emotional Mathematics and the Analysis of Errors in Mathematics Education in University, and it was designed based on a diagnostic evaluation, applied by the department of Mathematics, containing test questions on the matters of school math and others, that aimed to characterize a profile of those starting undergraduate courses (only the ones containing any subjects of Mathematics on their pedagogical programs) at the Federal University of Paraná. Therefore, the diagnostic evaluation was applied in the following courses: Administration, Agronomy, Computer Science, Biological Sciences, Economic Sciences, Engineering, Physics, Geology, Biomedical Informatics, Mathematics, Industrial Mathematics, Chemistry and Zootechny; however, the focus of the study was on Biological Sciences, Administration, Cartographic Engineering, Agronomy, Economic Sciences, Geology and Zootechny, cause its students showed a bigger percentage of fear and displeasure regarding Mathematics. Based the results of the diagnostic evaluation, another evaluation was applied to the students only, objects of this study on Mathematics affectivity. The collected data from both questionnaires were analysed based on studies regarding Emotional Mathematics and the Analysis of Errors. Comparing discussions between the analysis of errors and mathematics affectivity, it was noticeable that many errors might be originated from conceptions and emotions. Conceptions like the professor as being the owner of knowledge and the student as a passive subject, the one who seeks appropriation of the rules in mathematics, without giving meaning to the operations done. In this perspective, the good student of Mathematics is the one who "practiced" constantly to be able to solve the problems
Collections
- Matemática [67]