dc.contributor.advisor | Felix, Jorge Vinícius Cestari | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Enfermagem | pt_BR |
dc.creator | Mastey, Neferti Julio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-23T12:40:33Z | |
dc.date.available | 2024-01-23T12:40:33Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86186 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Jorge Vinícius Cestari Felix | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagem | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Objetivo: Identificar os modelos de simulação clínica virtual descritos na literatura científica, nos últimos 25 anos. Método: Revisão sistematizada do tipo Scoping Review, nas bases de dados: Web Of Science, Scopus, PubMed, Embase, BvS e Ebsco, entre 1997 e 2023. Resultados: Dos 7.570 artigos recuperados na busca, apenas 127 estudos atenderam os critérios de seleção para o estudo. Entre os modelos de simulação clínica virtual mais utilizados, destacaram-se Simulação de Realidade Virtual Imersiva, Serious Game, e menos utilizadas, Realidade Aumentada e Plataforma Virtual de Videoconferências Online. Em relação aos tipo de simulador, se destacou o Oculus, dispositivo montado na cabeça para imersão em metaverso, seguido de vSim, uma plataforma de treinamento on-line, Unity 3D, uma ferramenta que permite criar jogos em computador, também os aplicativos telefônicos como 3DMedSim, MAR e Arise. E, em menor proporção, Second Life e Vídeos Simulados, CliniSpace, Blackboard Collaborate Launcher. A maior produção de artigos se deu de 2020 a 2023. A simulação virtual, contribui para a amplificação das experiências, o aprimoramento das habilidades e a transformação da formação profissional dos estudantes, e enfermeiros, conferindo significado ao processo de aprendizagem. Conclusão: Esta revisão de escopo forneceu uma avaliação abrangente do uso de diferentes modelos de simulação clínica virtual no ensino de enfermagem, além de apontar o impacto que a pandemia de COVID-19 teve no desenvolvimento de simulações virtuais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : Objective: To identify which virtual clinical simulation models described in the scientific literature are used as a teaching strategy for nursing students and professionals. Method: Systematized review of the Scoping Review type, in the databases: Web Of Science, Scopus, PubMed, Embase, BvS and Ebsco, between1997 and 2023. Results: Of the 7,570 articles retrieved in the search, only 127 studies met the selection criteria for the study. Among the most used virtual clinical simulation models, Immersive Virtual Reality Simulation, Serious Game, and less used but appeared as used, Augmented Reality and Virtual Online Videoconferencing Platform stand out. Regarding the type of simulator, Oculus stood out, a head-mounted device for speculation in the metaverse, followed by vSim, an online training platform, Unity 3D, a tool that allows you to create computer games, as well as telephone applications such as 3DMedSim, MAR and Arise. And, to alesser extent, Second Life and Simulated Videos, CliniSpace, Blackboard Collaborate Launcher. The largest production of articles occurred between 2020 and 2023. Virtual simulation contributes to the amplification of experiences, the improvement of skills and the transformation of the professional training of students and nurses, giving meaning to the learning process. Conclusion: This scoping review included a comprehensive assessment of the use of different virtual clinical simulation models in nursing education, in addition to highlighting the impact that the COVID-19 pandemic has had on the development of virtual simulations. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Métodos de simulação | pt_BR |
dc.subject | Treinamento | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Análise dos modelos de simulação clínica virtual no ensino de enfermagem nos últimos 25 anos : uma revisão de escopo | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |