Gerontotecnologia educacional para estímulo ao autocuidado de pessoas idosas na prevenção do pé diabético
Resumo
Resumo : Objetivo: elaborar uma gerontotecnologia educacional para o estímulo ao autocuidadode pessoas idosas na prevenção do pé diabético. Método: trata-se de uma pesquisa metodológica, cujo processo de construção da gerontotecnologia passou por três etapas (Matias, 2022; Schell, 2014): planejamento, prototipagem e produção. Na fase de planejamento, realizou-se revisão integrativa para escolher a tipologia do jogo a ser empregado como gerontotecnologia, bem como levantamento bibliográfico para selecionar materiais e informações relacionados ao autocuidado na prevenção do pé diabético. Na fase de prototipagem, elaborou-se um roteiro para o conteúdo textual do jogo, adaptando-o para linguagem acessível e objetiva. Realizaram-se buscas com objetivo de encontrar figuras que servissem como referência para a criação das ilustrações incorporadas ao jogo. A última fase, denominada produção, foi a construção do jogo, com ênfase no estímulo ao autocuidado da pessoa idosa para prevenção do pé diabético, a qual contou com auxílio de discente do curso de design da UFPR. Resultados: Etapa Planejamento - a busca inicial da revisão integrativa resultou em 42 artigos e, após aplicação dos critérios de elegibilidade, foram analisados quatro artigos que compuseram o corpus de análise. Em todos os artigos analisados, a gerontotecnologia do tipo jogo atuou como instrumento facilitador no cuidado aos idosos, sendo um elemento agregador eficaz para a educação em saúde, sobretudo aos profissionais de enfermagem. Foram encontradas duas tipologias: o jogo de tabuleiro e o jogo da memória. O jogo de tabuleiro foi a categoria predominante encontrada e com mais limitações em termos de jogabilidade, em comparação ao jogo da memória, como por exemplo a necessidade de mais de um jogador. Devido à menor complexidade ao público-alvo, optou-se pelo desenvolvimento de um jogo da memória. Etapa Prototipagem - Para embasar o conteúdo informativo foram selecionados três documentos oficiais do Ministério da Saúde, Secretaria do Estado de Saúde do Paraná e Sociedade Brasileira de Diabetes. Etapa Produção - O jogo foi denominado "Da Cabeça aos Pés". A união do conteúdo textual e as ilustrações foi realizada no Adobe Photoshop, resultando na criação de um jogo da memória com 24 cartas, formando 12 pares, acompanhadas de um manual de instruções. Cada par combina elementos lúdicos e informativos, divididos em uma carta com orientação à prevenção do pé diabético e uma carta com a respectiva justificativa à orientação. Estabeleceu-se uma ordem específica para a virada das cartas: primeiro o lado verde e em seguida o vermelho. As cartas verdes contêm informações de orientação, enquanto as cartas vermelhas presentam as justificativas para as orientações. Dessa forma, o jogador é capaz de compreender o que é orientado e, em seguida, a razão e a importância dessa orientação. Conclusão: elaborou-se gerontotecnologia educacional às pessoas idosas com diabetes, que possibilita o estímulo ao autocuidado para prevenção de pé diabético, a partir de informações embasadas em literatura científica, a fim de evitar essa complicação da doença. O Jogo proposto pode ser instrumento facilitador de cuidado inovador e envolvente, que contribui com o processo de aprendizado, facilita o cuidado de enfermagem na educação em saúde e proporciona uma experiência na qual o paciente é colocado no papel de protagonista, pois tem participação ativa na prevenção de complicações e promoção à própria saúde. Abstract : Objective: To develop an educational gerontechnology aimed at encouraging self-care among elderly individuals in the prevention of diabetic foot complications. Method: This is a methodological research study that involved a three-stage process for gerontechnology development (Matias, 2022; Schell, 2014): planning, prototyping, and production. In the planning phase, an integrative review was conducted to select the type of game to be used as gerontechnology, and a literature review was performed to gather materials and information related to self-care in diabetic foot prevention. The prototyping phase involved creating a script for the textual content of the game, adapting it to accessible and objective language. Searches were conducted to find images for reference in creating the illustrations incorporated into the game. The production phase focused on constructing the game, emphasizing the promotion of self-care among the elderly for diabetic foot prevention, with the assistance of a design student from UFPR. Results: Planning Stage - The initial integrative review yielded 42 articles, and after applying eligibility criteria, four articles were analyzed, forming the analysis corpus. In all analyzed articles, game-type gerontechnology acted as a facilitating tool in elderly care, proving to be an effective element for health education, particularly for nursing professionals. Two typologies were found: board games and memory games. The board game category predominated but had more limitations in terms of gameplay compared to the memory game, such as the need for more than one player. Due to its simplicity for the target audience, a memory game was chosen for development. Prototyping Stage - Three official documents from the Ministry of Health, the Paraná State Health Secretariat, and the Brazilian Diabetes Society were selected to inform the content. Production Stage - The game was named "From Head to Toe." The combination of textual content and illustrations was done in Adobe Photoshop, resulting in the creation of a memory game with 24 cards forming 12 pairs, accompanied by an instruction manual. Each pair combines playful and informative elements, divided into a card with guidance on diabetic foot prevention and a card with the respective justification for the guidance. A specific order was established for flipping the cards: first the green side and then the red side. Green cards contain guidance information, while red cards provide justifications for the guidance. This way, players can understand what is advised and then the reason and importance behind that advice. Conclusion: An educational gerontechnology for elderly individuals with diabetes was developed, enabling the promotion of self-care for diabetic foot prevention based on scientific literature to avoid complications. The proposed game can be an innovative and engaging care facilitator, contributing to the learning process, facilitating nursing care in health education, and providing an experience in which the patient takes an active role in preventing complications and promoting their own health.
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- Enfermagem [70]