Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNimtz, Miriam Aparecidapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.creatorKintopp, Ana Luiza de Limapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-23T11:55:07Z
dc.date.available2024-01-23T11:55:07Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86178
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Miriam Aparecida Nimtzpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Graduação em Enfermagempt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Objetivo: Correlacionar as descobertas presentes na literatura científica, relacionadas à influência dos eventos estressores durante a formação acadêmica de estudantes de enfermagem e as estratégias de enfrentamento adotadas na saúde mental destes estudantes, com o conceito de "vontade de sentido" proposto por Viktor Emil Frankl. Método: Revisão integrativa qualitativa descritiva. A busca ocorreu entre os meses de junho e agosto de 2023, nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, Embase e SciELO, por meio dos descritores "estudantes de enfermagem", "estresse psicológico, "burnout" e "saúde mental", conectados pelos operadores booleanos AND e OR. Como não haviam descritores correspondentes à Logoterapia, dimensão espiritual e à vontade de sentido, estes não foram incluídos na estratégia de busca. Resultados: Não foi encontrado nenhum artigo científico, escrito entre 2018 e 2023, que abordasse a temática da busca pelo sentido da vida no contexto do estresse acadêmico experimentado pelos estudantes de enfermagem, portanto, a pergunta de pesquisa ficou sem resposta. Conclusão: Existe uma lacuna significativa na literatura científica a respeito do tema da pesquisa, visto que esse assunto foi abordado apenas no contexto de profissionais enfermeiros atuantes em oncologia e em cuidados paliativos, e não de estudantes de enfermagem. Essa escassez de artigos se revela preocupante, pois essa abordagem não apenas oferece um novo quadro teórico para compreender o estresse acadêmico, mas também sugere estratégias terapêuticas potencialmente eficazes para auxiliar os estudantes de enfermagem a prosperar em meio aos desafios que enfrentam em sua jornada educacional e profissional, como a organização de grupos terapêuticos com base nas ideias de Viktor Frankl e outras medidas institucionais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Objective: To correlate the findings present in the scientific literature, related to the influence of stressful events during the academic training of nursing students and the coping strategies adopted in the mental health of these students, with the concept of "will to meaning" proposed by Viktor Emil Frankl. Method: Descriptive qualitative integrative review. The search took place between the months of June and August 2023, in the LILACS, BDENF, MEDLINE, Embase and SciELO databases, using the descriptors "nursing students", "psychological distress", "burnout" and"mental health", connected by the Boolean operators AND and OR. As there were no descriptors corresponding to Logotherapy, spiritual dimension and the will to meaning, these were not included in the research strategy. Results: No scientific articles were found, written between 2018 and 2023, that addressed the theme of the search for the meaning of life in the context of academic distress experienced by nursing students, therefore, the research question remained unanswered. Conclusion: There is a significant gap in the scientific literature regarding the research topic, as this subject was only addressed in the context of nursing professionals working in oncology and palliative care, and not nursing students. This scarcity of articles is worrying, as this approach not only offers a new theoretical framework for understanding academic distress, but also suggests potentially effective therapeutic strategies to help nursing students thrive amid the challenges they face, such as the organization of therapeutic groups based on the ideas of Viktor Frankl and other institutional measures.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagempt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectEstresse (Psicologia)pt_BR
dc.subjectLogoterapiapt_BR
dc.titleA vontade de sentido e o estresse psicológico durante a graduação em enfermagempt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples