Gerontotecnologias educacionais para estimular o envelhecimento ativo
Resumo
Resumo : Introdução: Este artigo aborda a relevância da educação em saúde e o estudo do impacto das novas tecnologias na promoção do envelhecimento saudável, em resposta ao aumento do índice de envelhecimento no Brasil. Objetivo: Identificar as gerontotecnologias educacionais para o estímulo do envelhecimento ativo. Método: revisão integrativa, desenvolvida em seis etapas: 1) identificação do tema e escolha da hipótese de pesquisa (PICo: Quais são as gerontotecnologias educacionais desenvolvidas para estimular o envelhecimento ativo?); 2) busca na literatura, amostragem e estabelecimento de critérios de inclusão e exclusão, com descritores: Idoso; tecnologia educacional; envelhecimento saudável; geriatria; 3) definição da base de dados e sumarização dos estudos; 4) análise de materiais incluídos na revisão integrativa; 5) interpretação dos resultados; 6) apresentação da revisão/síntese do conhecimento e considerações finais. Resultados: diversas gerontotecnologias educacionais foram identificadas para estimular o envelhecimento ativo: multimídias (principalmente sites), materiais impressos, orientações pedagógicas em consultas e jogos, além disso foram identificadas também maquetes e oficinas em grupo. A temática mais recorrente abordada pelos estudos foram as atividades de vida diária e a prevenção de déficits cognitivos. Muitos estudos realizaram experimentos, comprovando a efetividade tanto do uso individual quanto em grupo dessas tecnologias educacionais na promoção da saúde dos idosos na comunidade. Considerações finais: a tecnologia desempenha papel significativo no âmbito da educação em saúde, sendo relevante a incorporação da tecnologia educacional para fortalecer as relações, facilitar o diálogo, humanizar o cuidado e seguramente promover a saúde e estimular o envelhecimento saudável. Abstract: Introduction: This article addresses the relevance of health education and the study of the impact of new technologies in promoting healthy aging, in response to the increasing aging population in Brazil. Objective: To identify educational gerontechnologies for promoting active aging. Method: An integrative review conducted in six stages: 1) identification of the theme and selection of the research hypothesis (PICo: What are the educational gerontechnologies developed to stimulate active aging?); 2) literature search, sampling, and establishment of inclusion and exclusion criteria, with descriptors: Elderly; educational technology; healthy aging; geriatrics; 3) definition of the database and summarization of studies; 4) analysis of materials included in the integrative review; 5) interpretation of results; 6) presentation of the review/synthesis of knowledge and final considerations. Results: Various educational gerontechnologies were identified to stimulate active aging: multimedia (mainly websites), printed materials, pedagogical guidance in consultations, and games. Additionally, models and group workshops were also identified. The most recurring theme addressed by the studies was daily life activities and the prevention of cognitive deficits. Many studies conducted experiments, proving the effectiveness of both individual and group use of these educational technologies in promoting the health of older adults in the community. Final considerations: Technology plays a significant role in health education, and incorporating educational technology is relevant to strengthen relationships, facilitate dialogue, humanize care, and effectively promote health and stimulate healthy aging.
Collections
- Enfermagem [78]