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dc.contributor.advisorFerronato, Rafael Stefanichen, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorSchneider, Ruan Carlopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-19T18:11:10Z
dc.date.available2024-01-19T18:11:10Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86154
dc.descriptionOrientador: Me. Rafael Stefanichen Ferronatopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : No ano de 1775 foi estreado o Concerto para Violino n.º 5 de Wolfgang Amadeus Mozart, concerto cuja parte solista é considerada uma obra do repertório do violino de difícil interpretação e execução. Problematizou-se neste memorial o próprio desafio proposto pela interpretação dessa obra musical, com o objetivo de se resolver problemas práticos durante a preparação para uma performance gravada. Tal trabalho se justifica tendo em vista que a interpretação desse concerto é frequentemente solicitada em provas de admissão em orquestras sinfônicas profissionais e programas de pós-graduação em violino. Esse concerto foi estudado e interpretado pelo autor do trabalho ao longo de três meses, utilizando-se da metodologia de uma pesquisa autoetnográfica para a realização da coleta de dados em um diário reflexivo visando a cumprir os critérios que compõem uma performance de sucesso. Por fim, obteve-se uma gravação final da interpretação, juntamente com dados comparativos relativos ao processo de estudo da obra e de seus resultadospt_BR
dc.description.abstractAbstract : In the year of 1775 the Violin Concerto nº. 5 from Wolfgang Amadeus Mozart was premiered, a concerto whose soloist part is coinsidered to be a piece of the violin repertoire of complex interpretation and execution. This memorial problematizes the challenge of interpreting such musical piece, with the goal of solving practical problems during the preparation for a recorded performance. Such work is justified since the interpretation of this concerto is frequently requested in entrance audition exams for professional symphony orchestras and graduate study programmes focused on violin performance. This concerto was practiced and interpreted by the author of this monography during the course of three months, utilizing the methodology of an autoetnographic research to collect data in a reflexive diary with the aim to match the objective criteria that define a successful performance. Finally, a final recording of the performance was made and comparative data regarding the practicing processes adopted for the piece and its results were obtainedpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMozart, Wolfgang Amadeus, 1756-1791pt_BR
dc.subjectMúsica - Execuçãopt_BR
dc.subjectViolinopt_BR
dc.titleMemorial de interpretação : primeiro movimento do concerto para violino n.º 5 em lá maior, k. 219, de Wolfgang Amadeus Mozartpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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