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    Memorial de interpretação : primeiro movimento do concerto para violino n.º 5 em lá maior, k. 219, de Wolfgang Amadeus Mozart

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    R_G_RUAN_CARLOS_CHNEIDER.pdf (3.420Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Schneider, Ruan Carlo
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : No ano de 1775 foi estreado o Concerto para Violino n.º 5 de Wolfgang Amadeus Mozart, concerto cuja parte solista é considerada uma obra do repertório do violino de difícil interpretação e execução. Problematizou-se neste memorial o próprio desafio proposto pela interpretação dessa obra musical, com o objetivo de se resolver problemas práticos durante a preparação para uma performance gravada. Tal trabalho se justifica tendo em vista que a interpretação desse concerto é frequentemente solicitada em provas de admissão em orquestras sinfônicas profissionais e programas de pós-graduação em violino. Esse concerto foi estudado e interpretado pelo autor do trabalho ao longo de três meses, utilizando-se da metodologia de uma pesquisa autoetnográfica para a realização da coleta de dados em um diário reflexivo visando a cumprir os critérios que compõem uma performance de sucesso. Por fim, obteve-se uma gravação final da interpretação, juntamente com dados comparativos relativos ao processo de estudo da obra e de seus resultados
     
    Abstract : In the year of 1775 the Violin Concerto nº. 5 from Wolfgang Amadeus Mozart was premiered, a concerto whose soloist part is coinsidered to be a piece of the violin repertoire of complex interpretation and execution. This memorial problematizes the challenge of interpreting such musical piece, with the goal of solving practical problems during the preparation for a recorded performance. Such work is justified since the interpretation of this concerto is frequently requested in entrance audition exams for professional symphony orchestras and graduate study programmes focused on violin performance. This concerto was practiced and interpreted by the author of this monography during the course of three months, utilizing the methodology of an autoetnographic research to collect data in a reflexive diary with the aim to match the objective criteria that define a successful performance. Finally, a final recording of the performance was made and comparative data regarding the practicing processes adopted for the piece and its results were obtained
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86154
    Collections
    • Licenciatura [62]

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