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dc.contributor.advisorSilva, Danillo Ramos da, 1988-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorCarvalho, Thaís Souza Barzi dept_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T18:54:10Z
dc.date.available2024-01-18T18:54:10Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86151
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Danilo Ramospt_BR
dc.descriptionMonografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O feedback cognitivo (CFB) é uma ferramenta que permite com que o intérprete compare a sua forma de tocar um instrumento a um modelo "ideal" de execução para aprimorar a comunicação de emoções durante uma performance musical. O objetivo da presente pesquisa foi verificar a eficácia do CFB como estratégia de ensino para o aprimoramento da comunicação de emoções entre estudantes de piano e seus ouvintes. Para isto, foi realizado um experimento de escuta com ouvintes que avaliaram as emoções sentidas em gravações realizadas por esses estudantes de piano em duas condições: antes e depois de receberem a influência do CFB. As emoções investigadas foram: alegria, amor, tristeza, surpresa, calma, raiva, nostalgia, expectativa, ansiedade, aversão, admiração e orgulho. Os resultados indicaram que o CFB auxiliou na comunicação das emoções aversão, admiração e surpresa, mas pareceu prejudicar o processo de comunicação emocional da ansiedade. Em contrapartida, o CFB não influenciou as respostas emocionais dos ouvintes em relação às emoções alegria, amor, tristeza, calma, raiva, nostalgia, expectativa e orgulho. Esses resultados foram discutidos com o modelo científico BRECVEMA proposto por Patrik Juslinpt_BR
dc.description.abstractAbstract : Cognitive feedback (CFB) is a tool that allows performers to compare their way of playing an instrument to an "ideal" model of performance to improve the communication of emotions during a musical performance. This research aimed to verify the effectiveness of CFB as a teaching strategy to improve the communication of emotions between piano students and their listeners. An experiment was carried out with listeners who assessed emotions felt in recordings made by these piano students under two conditions: before and after receiving the influence of CFB. The following emotions were investigated: happiness, love, sadness, surprise, calm, anger, nostalgia, expectation, anxiety, aversion, admiration and pride. Results indicated that CFB helped communicate aversion, admiration and surprise, but seemed to disrupt the emotional communication process of anxiety. However, CFB did not influence the emotional responses of listeners regarding happiness, love, sadness, calm, anger, nostalgia, expectation and pride. These results were discussed in relation to the BRECVEMA framework proposed by Patrik Juslinpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEmoções na músicapt_BR
dc.subjectPiano - Execuçãopt_BR
dc.titleFeedback cognitivo como estratégia de ensino para comunicação de emoções entre estudante de piano e ouvintept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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