• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Bacharelado
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Bacharelado
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Feedback cognitivo como estratégia de ensino para comunicação de emoções entre estudante de piano e ouvinte

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_THAIS_SOUZA_BARZI_DE_CARVALHO.pdf (7.473Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Carvalho, Thaís Souza Barzi de
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O feedback cognitivo (CFB) é uma ferramenta que permite com que o intérprete compare a sua forma de tocar um instrumento a um modelo "ideal" de execução para aprimorar a comunicação de emoções durante uma performance musical. O objetivo da presente pesquisa foi verificar a eficácia do CFB como estratégia de ensino para o aprimoramento da comunicação de emoções entre estudantes de piano e seus ouvintes. Para isto, foi realizado um experimento de escuta com ouvintes que avaliaram as emoções sentidas em gravações realizadas por esses estudantes de piano em duas condições: antes e depois de receberem a influência do CFB. As emoções investigadas foram: alegria, amor, tristeza, surpresa, calma, raiva, nostalgia, expectativa, ansiedade, aversão, admiração e orgulho. Os resultados indicaram que o CFB auxiliou na comunicação das emoções aversão, admiração e surpresa, mas pareceu prejudicar o processo de comunicação emocional da ansiedade. Em contrapartida, o CFB não influenciou as respostas emocionais dos ouvintes em relação às emoções alegria, amor, tristeza, calma, raiva, nostalgia, expectativa e orgulho. Esses resultados foram discutidos com o modelo científico BRECVEMA proposto por Patrik Juslin
     
    Abstract : Cognitive feedback (CFB) is a tool that allows performers to compare their way of playing an instrument to an "ideal" model of performance to improve the communication of emotions during a musical performance. This research aimed to verify the effectiveness of CFB as a teaching strategy to improve the communication of emotions between piano students and their listeners. An experiment was carried out with listeners who assessed emotions felt in recordings made by these piano students under two conditions: before and after receiving the influence of CFB. The following emotions were investigated: happiness, love, sadness, surprise, calm, anger, nostalgia, expectation, anxiety, aversion, admiration and pride. Results indicated that CFB helped communicate aversion, admiration and surprise, but seemed to disrupt the emotional communication process of anxiety. However, CFB did not influence the emotional responses of listeners regarding happiness, love, sadness, calm, anger, nostalgia, expectation and pride. These results were discussed in relation to the BRECVEMA framework proposed by Patrik Juslin
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86151
    Collections
    • Bacharelado [59]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV