Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraújo, Rosane Cardoso de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorCastro, Ramon Fernandes Michelotto dept_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T18:40:52Z
dc.date.available2024-01-18T18:40:52Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86146
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Rosane Cardoso de Araújopt_BR
dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A composição musical carrega em si a complexidade de todo ato criativo humano e dentre as atividades musicais é a menos compreendida e estudada. O que motiva o interesse pela de prática da composição? Com base nesta questão, o objetivo da presente pesquisa foi investigar a autodeterminação para prática e ensino da composição musical. O método utilizado foi o estudo de caso, conduzido com professores compositores de uma instituição de ensino superior de Curitiba. Os resultados foram discutidos com a Teoria da autodeterminação, de Ryan e Deci, e indicaram que a motivação para compor dos professores variava entre extrínseca por regulação introjetada e identificada e motivação intrínseca. Para ensinar composição ela se apresentou como extrínseca por regulação identificada e integrada. Ambos apresentaram comportamentos autodeterminados, tanto para compor quanto para ensinar composição. Por fim, foi possível aferir que para desenvolver motivação autônoma é necessário um ambiente no qual o indivíduo se sinta autônomo, competente e inseridopt_BR
dc.description.abstractAbstract: The musical composition carries within itself the complexity of every human creative act and among the musical activities is the least understood and studied. What motivates the interest for the practice of composition? Based on this question, the objective of this research is to investigate self-determination for the practice and teaching of musical composition. The method used is the case study, conducted with composing teachers from a University in Curitiba. The results indicated that the teachers' motivation to compose varied between extrinsic by introjected and identified regulation and intrinsic motivation. To teach composition presented itself as extrinsic by identified and integrated regulation. Both showed self-determined behaviors, both to compose and to teach composition. Finally, it was possible to verify that to develop autonomous motivation requires an environment in which the individual feels autonomous, competing and insertedpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComposição (Música)pt_BR
dc.subjectMúsica - Instrução e estudo - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectAutodeterminação (Educação)pt_BR
dc.titleCompor e ensinar a compor : a autodeterminação de dois professores-compositores de uma instituição de ensino superior em Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples