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    Compor e ensinar a compor : a autodeterminação de dois professores-compositores de uma instituição de ensino superior em Curitiba

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    R_G_RAMON_F_M_DE_CASTRO.pdf (1.055Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Castro, Ramon Fernandes Michelotto de
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A composição musical carrega em si a complexidade de todo ato criativo humano e dentre as atividades musicais é a menos compreendida e estudada. O que motiva o interesse pela de prática da composição? Com base nesta questão, o objetivo da presente pesquisa foi investigar a autodeterminação para prática e ensino da composição musical. O método utilizado foi o estudo de caso, conduzido com professores compositores de uma instituição de ensino superior de Curitiba. Os resultados foram discutidos com a Teoria da autodeterminação, de Ryan e Deci, e indicaram que a motivação para compor dos professores variava entre extrínseca por regulação introjetada e identificada e motivação intrínseca. Para ensinar composição ela se apresentou como extrínseca por regulação identificada e integrada. Ambos apresentaram comportamentos autodeterminados, tanto para compor quanto para ensinar composição. Por fim, foi possível aferir que para desenvolver motivação autônoma é necessário um ambiente no qual o indivíduo se sinta autônomo, competente e inserido
     
    Abstract: The musical composition carries within itself the complexity of every human creative act and among the musical activities is the least understood and studied. What motivates the interest for the practice of composition? Based on this question, the objective of this research is to investigate self-determination for the practice and teaching of musical composition. The method used is the case study, conducted with composing teachers from a University in Curitiba. The results indicated that the teachers' motivation to compose varied between extrinsic by introjected and identified regulation and intrinsic motivation. To teach composition presented itself as extrinsic by identified and integrated regulation. Both showed self-determined behaviors, both to compose and to teach composition. Finally, it was possible to verify that to develop autonomous motivation requires an environment in which the individual feels autonomous, competing and inserted
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86146
    Collections
    • Licenciatura [62]

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