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dc.contributor.advisorMelo, Hugo de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorRosa, Lucas Pitwak Menezespt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T18:02:32Z
dc.date.available2024-01-18T18:02:32Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86139
dc.descriptionOrientador: Hugo de Souza Melopt_BR
dc.descriptionMonografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O áudio é um elemento que, apesar de não existir nos primeiros jogos digitais, se tornou importante neste contexto. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o áudio tem se apresentado como um elemento essencial e que amplia as possibilidades de diferentes experiências para os jogadores, tornando necessária a capacitação de profissionais específicos para a área de game audio. Nos últimos anos, os eventos conhecidos por game jams se tornaram uma ferramenta de aprendizado no processo de desenvolvimento de jogos digitais, possibilitando aos desenvolvedores iniciantes conhecerem pessoas que trabalham na área, trocarem experiências e principalmente desenvolver portfólio. Entretanto, não existem pesquisas científicas sobre a inserção profissional na área de game audio como consequência da participação em game jams, principalmente no contexto nacional. Esta pesquisa destaca as contribuições das game jams para os profissionais de áudio após a realização de um estudo de caso sobre a Global Game Jam Curitiba 2019. Para isso, foi realizada uma observação participante durante o evento e um levantamento de dados com os profissionais participantes desta edição por intermédio de entrevistas e um questionáriopt_BR
dc.description.abstractAbstract : The audio is an element that, besides not been present on the first digital games, it has earned a great importance in this context. With the development of new technologies, audio became an element that amplifies the possibilities of different experiences for the players, making it necessary to train specific professionals for game audio area. In recent years, events known as game jams have become a learning tool in the process of developing digital games, enabling novice developers to meet people who are already working in the field, exchange experiences and especially develop portfolio. However, there is no scientific research about the relation between audio professionals and the market through the processes of game jams, especially in the national context. This research highlights the contributions of game jams to the audio professionals who participate in these events through a case study on Global Game Jam Curitiba 2019. For this research, it was realized an observation as participant during the event and a survey with audio professionals that participated through interviews and a formpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectVídeogamespt_BR
dc.subjectJogos eletronicospt_BR
dc.subjectSom - Registro e reproduçãopt_BR
dc.titleInserção profissional em game audio de participantes da Global Game Jam 2019 em Curitibapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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