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    Inserção profissional em game audio de participantes da Global Game Jam 2019 em Curitiba

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    R_G_LUCAS_P_M_ROSA.pdf (1.158Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Rosa, Lucas Pitwak Menezes
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O áudio é um elemento que, apesar de não existir nos primeiros jogos digitais, se tornou importante neste contexto. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, o áudio tem se apresentado como um elemento essencial e que amplia as possibilidades de diferentes experiências para os jogadores, tornando necessária a capacitação de profissionais específicos para a área de game audio. Nos últimos anos, os eventos conhecidos por game jams se tornaram uma ferramenta de aprendizado no processo de desenvolvimento de jogos digitais, possibilitando aos desenvolvedores iniciantes conhecerem pessoas que trabalham na área, trocarem experiências e principalmente desenvolver portfólio. Entretanto, não existem pesquisas científicas sobre a inserção profissional na área de game audio como consequência da participação em game jams, principalmente no contexto nacional. Esta pesquisa destaca as contribuições das game jams para os profissionais de áudio após a realização de um estudo de caso sobre a Global Game Jam Curitiba 2019. Para isso, foi realizada uma observação participante durante o evento e um levantamento de dados com os profissionais participantes desta edição por intermédio de entrevistas e um questionário
     
    Abstract : The audio is an element that, besides not been present on the first digital games, it has earned a great importance in this context. With the development of new technologies, audio became an element that amplifies the possibilities of different experiences for the players, making it necessary to train specific professionals for game audio area. In recent years, events known as game jams have become a learning tool in the process of developing digital games, enabling novice developers to meet people who are already working in the field, exchange experiences and especially develop portfolio. However, there is no scientific research about the relation between audio professionals and the market through the processes of game jams, especially in the national context. This research highlights the contributions of game jams to the audio professionals who participate in these events through a case study on Global Game Jam Curitiba 2019. For this research, it was realized an observation as participant during the event and a survey with audio professionals that participated through interviews and a form
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86139
    Collections
    • Bacharelado [59]

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