dc.contributor.advisor | Araújo, Rosane Cardoso de, 1968- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.creator | Lotto, Letícia Benetti de Paula | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T17:59:30Z | |
dc.date.available | 2024-01-18T17:59:30Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86137 | |
dc.description | Orientadora: Profª Drª Rosane Cardoso de Araújo | pt_BR |
dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A motivação do aluno e as crenças de autoeficácia do professor são consideradas fatores cruciais no processo de aprendizagem. Sabendo disso, questiona-se: as crenças de autoeficácia do professor de música podem interferir na motivação do aluno? Trabalhos acerca das crenças de autoeficácia e educação musical têm sido sistematicamente desenvolvidos, no entanto pesquisas que relacionem a autoeficácia do professor e o efeito disso sobre a motivação dos alunos ainda demandam mais investigações. Busca-se, neste estudo, investigar as crenças de autoeficácia do professor e analisar como ele percebe sua capacidade de intervir no processo motivacional do aluno. A metodologia escolhida é o estudo de levantamento, de pequeno porte, realizado com professores de música. Os resultados foram analisados com base em Bzuneck e Bandura | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : Student motivation and teacher self-efficacy beliefs are considered crucial factors in the learning process. Considering this, this study questions: Can music teacher self-efficacy beliefs interfere with student motivation? Studies on self-efficacy beliefs and music education have been systematically developed, however researches that relates teacher self-efficacy and its effect on student motivation still requires further investigation. This research seeks to investigate the teacher self-efficacy beliefs and analyze how can he perceive his own capacity in intervening in the student motivational process. The chosen methodology is a small survey study conducted with music teachers. The results will be analyzed based in Bzuneck and Bandura | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Aptidão musical | pt_BR |
dc.subject | Professores de musica | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre as crenças de autoeficácia dos professores de música universitários | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |