Um estudo sobre as crenças de autoeficácia dos professores de música universitários
Resumo
Resumo : A motivação do aluno e as crenças de autoeficácia do professor são consideradas fatores cruciais no processo de aprendizagem. Sabendo disso, questiona-se: as crenças de autoeficácia do professor de música podem interferir na motivação do aluno? Trabalhos acerca das crenças de autoeficácia e educação musical têm sido sistematicamente desenvolvidos, no entanto pesquisas que relacionem a autoeficácia do professor e o efeito disso sobre a motivação dos alunos ainda demandam mais investigações. Busca-se, neste estudo, investigar as crenças de autoeficácia do professor e analisar como ele percebe sua capacidade de intervir no processo motivacional do aluno. A metodologia escolhida é o estudo de levantamento, de pequeno porte, realizado com professores de música. Os resultados foram analisados com base em Bzuneck e Bandura Abstract : Student motivation and teacher self-efficacy beliefs are considered crucial factors in the learning process. Considering this, this study questions: Can music teacher self-efficacy beliefs interfere with student motivation? Studies on self-efficacy beliefs and music education have been systematically developed, however researches that relates teacher self-efficacy and its effect on student motivation still requires further investigation. This research seeks to investigate the teacher self-efficacy beliefs and analyze how can he perceive his own capacity in intervening in the student motivational process. The chosen methodology is a small survey study conducted with music teachers. The results will be analyzed based in Bzuneck and Bandura
Collections
- Licenciatura [62]