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dc.contributor.advisorRodrigues, Indioney Carneiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorNovachinski, Felipe Alvespt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T17:21:29Z
dc.date.available2024-01-18T17:21:29Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86124
dc.descriptionOrientador: Professor Indioney Rodriguespt_BR
dc.descriptionMonografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: No contexto da música brasileira, um dos movimentos surgidos no final do século XX foi o manguebeat, protagonizado por Chico Science e Nação Zumbi. Esse movimento se utilizou de traços da música regional de Pernambuco, mais especificamente o maracatu. Cabe investigar aqui em que medida a música de Chico Science provém do maracatu, já que percebemos também a presença de elementos externos a essa música. A pesquisa toca aspectos da semiótica peirceana, que por fornecer ferramentas conceituais práticas, pode contribuir para o entendimento do fenômeno do deslocamento do maracatu de sua função original folclórica para o contexto das mesclas da música pop presentes na música de Science. Para isso, realizaram-se análises comparativas de trechos de canções de Chico Science com transcrições de toques do maracatu feitas por Guerra Peixe. Assim foram identificadas três características da prática do deslocamento do maracatu: adaptação, assemelhação e adiçãopt_BR
dc.description.abstractAbstract: In the context of Brazilian music, one of the movements that emerged in the late twentieth century was the manguebeat, starring Chico Science and Nação Zumbi. This movement used traces of Pernambuco regional music, more specifically the maracatu. I intend to investigate to what extent the music of Chico Science comes from maracatu, since we also observe the presence of external elements to this music. This research touches on aspects of Peircean semiotics, which, by providing practical conceptual tools, can contribute to the understanding of the phenomenon of maracatu displacement from its original folk function to the context of pop music blends present in Science's music. For this, comparative analysis were performed on excerpts from Chico Science songs and transcriptions of maracatu rhythmics made by Guerra Peixe. Thus, three characteristics of the practice of maracatu displacement were identified: adaptation, resemblance and additionpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectScience, Chico, 1967-1997pt_BR
dc.subjectNação Zumbi (Conjunto musical)pt_BR
dc.subjectMúsica - Brasil - Séc. XXpt_BR
dc.subjectMaracatupt_BR
dc.titleA influência do maracatu em três canções do álbum Da lama ao caos de Chico Science e Nação Zumbi por meio de uma abordagem semióticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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