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    A influência do maracatu em três canções do álbum Da lama ao caos de Chico Science e Nação Zumbi por meio de uma abordagem semiótica

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    R_G_FELIPE_NOVACHINSKI.pdf (3.420Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Novachinski, Felipe Alves
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: No contexto da música brasileira, um dos movimentos surgidos no final do século XX foi o manguebeat, protagonizado por Chico Science e Nação Zumbi. Esse movimento se utilizou de traços da música regional de Pernambuco, mais especificamente o maracatu. Cabe investigar aqui em que medida a música de Chico Science provém do maracatu, já que percebemos também a presença de elementos externos a essa música. A pesquisa toca aspectos da semiótica peirceana, que por fornecer ferramentas conceituais práticas, pode contribuir para o entendimento do fenômeno do deslocamento do maracatu de sua função original folclórica para o contexto das mesclas da música pop presentes na música de Science. Para isso, realizaram-se análises comparativas de trechos de canções de Chico Science com transcrições de toques do maracatu feitas por Guerra Peixe. Assim foram identificadas três características da prática do deslocamento do maracatu: adaptação, assemelhação e adição
     
    Abstract: In the context of Brazilian music, one of the movements that emerged in the late twentieth century was the manguebeat, starring Chico Science and Nação Zumbi. This movement used traces of Pernambuco regional music, more specifically the maracatu. I intend to investigate to what extent the music of Chico Science comes from maracatu, since we also observe the presence of external elements to this music. This research touches on aspects of Peircean semiotics, which, by providing practical conceptual tools, can contribute to the understanding of the phenomenon of maracatu displacement from its original folk function to the context of pop music blends present in Science's music. For this, comparative analysis were performed on excerpts from Chico Science songs and transcriptions of maracatu rhythmics made by Guerra Peixe. Thus, three characteristics of the practice of maracatu displacement were identified: adaptation, resemblance and addition
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86124
    Collections
    • Bacharelado [59]

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