Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerronato, Rafael Stefanichen, 1982-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorKoga, Deiviny Batista Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T16:41:16Z
dc.date.available2024-01-18T16:41:16Z
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86116
dc.descriptionOrientador: Rafael Stefanichen Ferronatopt_BR
dc.descriptionMonografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A produção científica sobre o ensino de música, especificamente sobre o ensino de violino para pessoas com deficiência visual é escassa. A questão que envolve essa pesquisa é: como se dá o processo de aprendizagem de violino para um grupo de alunos com deficiência visual, com o objetivo de investigar o processo de aprendizagem de violino para alunos com deficiência visual na perspectiva da metacognição, adaptando as metodologias tradicionais baseadas na imitação visual para a realidade dos estudantes com deficiência visual. A metodologia utilizada é o estudo de caso e os instrumentos de coleta de dados foram cinco observações de aulas, quatro aulas aplicadas e um questionário fechado, com a intenção verificar a promoção de estratégias metacognitivas na aprendizagem do violinopt_BR
dc.description.abstractAbstract: cientific production on music teaching, specifically on violin teaching for the visually impaired, is scarce. The question that involves this research is: how does the process of learning the violin occur in a group of visually impaired students? The aim of this research is to investigate how visually impaired students learn the violin from the perspective of metacognition, adapting traditional methodologies based on visual imitation to the reality of students with visual disability. The methodology used was the case study and the instrument of data collection were two class observations, four classes given and a semi-structured interview, in order to verify the use of metacognitive strategies in violin learningpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectViolino - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visual - Educaçãopt_BR
dc.titleO processo de aprendizagem do violino sob a perspectiva da metacognição : um estudo de caso de um grupo de alunos com deficiência visualpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples