dc.contributor.advisor | Ferronato, Rafael Stefanichen, 1982- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.creator | Koga, Deiviny Batista Ribeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T16:41:16Z | |
dc.date.available | 2024-01-18T16:41:16Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86116 | |
dc.description | Orientador: Rafael Stefanichen Ferronato | pt_BR |
dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A produção científica sobre o ensino de música, especificamente sobre o ensino de violino para pessoas com deficiência visual é escassa. A questão que envolve essa pesquisa é: como se dá o processo de aprendizagem de violino para um grupo de alunos com deficiência visual, com o objetivo de investigar o processo de aprendizagem de violino para alunos com deficiência visual na perspectiva da metacognição, adaptando as metodologias tradicionais baseadas na imitação visual para a realidade dos estudantes com deficiência visual. A metodologia utilizada é o estudo de caso e os instrumentos de coleta de dados foram cinco observações de aulas, quatro aulas aplicadas e um questionário fechado, com a intenção verificar a promoção de estratégias metacognitivas na aprendizagem do violino | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: cientific production on music teaching, specifically on violin teaching for the visually impaired, is scarce. The question that involves this research is: how does the process of learning the violin occur in a group of visually impaired students? The aim of this research is to investigate how visually impaired students learn the violin from the perspective of metacognition, adapting traditional methodologies based on visual imitation to the reality of students with visual disability. The methodology used was the case study and the instrument of data collection were two class observations, four classes given and a semi-structured interview, in order to verify the use of metacognitive strategies in violin learning | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Metacognição | pt_BR |
dc.subject | Violino - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência visual - Educação | pt_BR |
dc.title | O processo de aprendizagem do violino sob a perspectiva da metacognição : um estudo de caso de um grupo de alunos com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |