• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    O processo de aprendizagem do violino sob a perspectiva da metacognição : um estudo de caso de um grupo de alunos com deficiência visual

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_DEIVINY_BATISTA_RIBEIRO_KOGA.pdf (3.052Mb)
    Data
    2019
    Autor
    Koga, Deiviny Batista Ribeiro
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A produção científica sobre o ensino de música, especificamente sobre o ensino de violino para pessoas com deficiência visual é escassa. A questão que envolve essa pesquisa é: como se dá o processo de aprendizagem de violino para um grupo de alunos com deficiência visual, com o objetivo de investigar o processo de aprendizagem de violino para alunos com deficiência visual na perspectiva da metacognição, adaptando as metodologias tradicionais baseadas na imitação visual para a realidade dos estudantes com deficiência visual. A metodologia utilizada é o estudo de caso e os instrumentos de coleta de dados foram cinco observações de aulas, quatro aulas aplicadas e um questionário fechado, com a intenção verificar a promoção de estratégias metacognitivas na aprendizagem do violino
     
    Abstract: cientific production on music teaching, specifically on violin teaching for the visually impaired, is scarce. The question that involves this research is: how does the process of learning the violin occur in a group of visually impaired students? The aim of this research is to investigate how visually impaired students learn the violin from the perspective of metacognition, adapting traditional methodologies based on visual imitation to the reality of students with visual disability. The methodology used was the case study and the instrument of data collection were two class observations, four classes given and a semi-structured interview, in order to verify the use of metacognitive strategies in violin learning
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86116
    Collections
    • Licenciatura [62]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV