Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPitre-Vásquez, Edwin Ricardo, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherBorba, Julio César Matos, 1990-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorPacheco, Dayane de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T16:36:30Z
dc.date.available2024-01-18T16:36:30Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86114
dc.descriptionOrientador: Edwin Ricardo Pitre-Vásquezpt_BR
dc.descriptionCo-orientador: Júlio César Matos Borbapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A música sertaneja se consolidou dentro da indústria fonográfica brasileira no início da década de 90. Nesse período as músicas com maior audiência foram Evidências, É o amor e Pense em mim, dos representantes do sertanejo moderno Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo. O interior do Brasil, entre as regiões sul, sudeste e centro-oeste, deram visibilidade às duplas que passaram a tocar em grandes festas, feiras, rodeios e festivais, abrindo os olhos das grandes gravadoras que começaram a dar mais atenção ao gênero. A participação dos músicos em diversos programas televisivos, o patrocínio do agronegócio, de grandes marcas e a influência da música e moda country são alguns dos fatores que ajudam a explicar a ascensão do sertanejo dos anos 90. Nesse sentido, o trabalho em questão visa retomar a história da música sertaneja moderna como parte da música caipira e analisar as intervenções da indústria fonográfica para o reconhecimento nacional do sertanejo modernopt_BR
dc.description.abstractAbstract : Brazilian country music consolidated inside the Brazilian phonographic industry in the beginning of the 90’s. In this period, the songs with the most audience where Evidências, É o amor and Pense em mim, of the representatives of the modern Brazilian country music Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano and Leandro & Leonardo. Deep in the country of Brazil, between the regions south, southeast and midwest gave visibility to the Brazilian country duos that started to play at big parties, fairs, rodeos and festivals, opening the eyes of the big labels that started to pay more attention to the genre. The participation of musicians in several television programs, the sponsorship of agribusiness, major brands and the influence of country music are some of the factors that help explain the rise of the country's backlands in the 90’s. In this sense, the work in question aims to retake the history of modern Brazilian country music as part of redneck music and analyze the interventions of the phonographic industry for the national recognition of the modern country peoplept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRegistros sonoros - Indústriapt_BR
dc.subjectIndústria musicalpt_BR
dc.subjectMusica sertaneja - Brasilpt_BR
dc.titleAs interferências da indústria fonográfica no sertanejo dos anos 90 : um estudo a partir das músicas é o amor, Evidências e Pense em Mimpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples