As interferências da indústria fonográfica no sertanejo dos anos 90 : um estudo a partir das músicas é o amor, Evidências e Pense em Mim
Resumo
Resumo : A música sertaneja se consolidou dentro da indústria fonográfica brasileira no início da década de 90. Nesse período as músicas com maior audiência foram Evidências, É o amor e Pense em mim, dos representantes do sertanejo moderno Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano e Leandro & Leonardo. O interior do Brasil, entre as regiões sul, sudeste e centro-oeste, deram visibilidade às duplas que passaram a tocar em grandes festas, feiras, rodeios e festivais, abrindo os olhos das grandes gravadoras que começaram a dar mais atenção ao gênero. A participação dos músicos em diversos programas televisivos, o patrocínio do agronegócio, de grandes marcas e a influência da música e moda country são alguns dos fatores que ajudam a explicar a ascensão do sertanejo dos anos 90. Nesse sentido, o trabalho em questão visa retomar a história da música sertaneja moderna como parte da música caipira e analisar as intervenções da indústria fonográfica para o reconhecimento nacional do sertanejo moderno Abstract : Brazilian country music consolidated inside the Brazilian phonographic industry in the beginning of the 90’s. In this period, the songs with the most audience where Evidências, É o amor and Pense em mim, of the representatives of the modern Brazilian country music Chitãozinho & Xororó, Zezé di Camargo & Luciano and Leandro & Leonardo. Deep in the country of Brazil, between the regions south, southeast and midwest gave visibility to the Brazilian country duos that started to play at big parties, fairs, rodeos and festivals, opening the eyes of the big labels that started to pay more attention to the genre. The participation of musicians in several television programs, the sponsorship of agribusiness, major brands and the influence of country music are some of the factors that help explain the rise of the country's backlands in the 90’s. In this sense, the work in question aims to retake the history of modern Brazilian country music as part of redneck music and analyze the interventions of the phonographic industry for the national recognition of the modern country people
Collections
- Bacharelado [59]