dc.contributor.advisor | Pitre-Vásquez, Edwin Ricardo, 1956- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.creator | Silva, Nikole Gouveia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T12:16:47Z | |
dc.date.available | 2024-01-18T12:16:47Z | |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86080 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Edwin Pitre-Vásquez | pt_BR |
dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esperanza Spalding é cantora, contrabaixista, arranjadora e compositora estadunidense que vem inovando no campo do jazz latino, nu jazz e do jazz fusion. Em grande parte de sua obra, as linhas e solos vocais aparecem desprendidos da palavra ou de um texto. Além disso, algumas dessas linhas vocalizadas por ela remetem muito à maneira brasileira de se cantar. Pretende-se, com este trabalho, entender de que forma Spalding se apropriou de elementos do jazz brasileiro para criar sua própria sonoridade vocal. Para tanto, haverá uma reflexão sobre o papel da voz na música tida como instrumental, um panorama sobre a relação entre o jazz norte-americano e a música brasileira e latina, uma breve biografia de Esperanza Spalding e seus processos de construção de uma sonoridade própira e a comparação entre trechos das músicas I adore you, de Spalding e Casa Forte, de Edu Lobo na interpretação de Floa Purim, a fim de encontrar semelhanças entre os solos vocais das cantoras | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : Esperanza Spalding is an American singer, bass player, arranger and composer who has been innovating in the field of Latin jazz, nu jazz and jazz fusion. In a big part of her work, vocal lines and solos appear detached from the word or text. Besides that, some of those vocalized lines by her refer a lot to the Brazilian way of singing. The aim of this paper is to understand the way how Spalding has gotten Brazilian jazz elements to create his own vocal sonority. Therefore, there will be a reflection about the voice in the instrumental music, an overview of the relationship between north American jazz and Brazilian and Latin music, a short biography of Esperanza Spalding and her own sound-building processes and the comparison of excerpts of the songs I adore you, by Spalding and Casa Forte, by Edu Lobo in Flora Purim’s interpretation, in order to find similarities between the singer’s solos | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Spalding, Esperanza, 1984- | pt_BR |
dc.subject | Jazz | pt_BR |
dc.subject | Música vocal | pt_BR |
dc.title | Música sem palavras : a influência do jazz brasileiro nos solos vocais de Esperanza Spalding | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |