• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Música sem palavras : a influência do jazz brasileiro nos solos vocais de Esperanza Spalding

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_NIKOLE_GOUVEIA_SILVA.pdf (812.8Kb)
    Data
    2019
    Autor
    Silva, Nikole Gouveia
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esperanza Spalding é cantora, contrabaixista, arranjadora e compositora estadunidense que vem inovando no campo do jazz latino, nu jazz e do jazz fusion. Em grande parte de sua obra, as linhas e solos vocais aparecem desprendidos da palavra ou de um texto. Além disso, algumas dessas linhas vocalizadas por ela remetem muito à maneira brasileira de se cantar. Pretende-se, com este trabalho, entender de que forma Spalding se apropriou de elementos do jazz brasileiro para criar sua própria sonoridade vocal. Para tanto, haverá uma reflexão sobre o papel da voz na música tida como instrumental, um panorama sobre a relação entre o jazz norte-americano e a música brasileira e latina, uma breve biografia de Esperanza Spalding e seus processos de construção de uma sonoridade própira e a comparação entre trechos das músicas I adore you, de Spalding e Casa Forte, de Edu Lobo na interpretação de Floa Purim, a fim de encontrar semelhanças entre os solos vocais das cantoras
     
    Abstract : Esperanza Spalding is an American singer, bass player, arranger and composer who has been innovating in the field of Latin jazz, nu jazz and jazz fusion. In a big part of her work, vocal lines and solos appear detached from the word or text. Besides that, some of those vocalized lines by her refer a lot to the Brazilian way of singing. The aim of this paper is to understand the way how Spalding has gotten Brazilian jazz elements to create his own vocal sonority. Therefore, there will be a reflection about the voice in the instrumental music, an overview of the relationship between north American jazz and Brazilian and Latin music, a short biography of Esperanza Spalding and her own sound-building processes and the comparison of excerpts of the songs I adore you, by Spalding and Casa Forte, by Edu Lobo in Flora Purim’s interpretation, in order to find similarities between the singer’s solos
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86080
    Collections
    • Licenciatura [62]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV