• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Bacharelado
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Bacharelado
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Capacidade de imitação de bibliotecas de corda em quartetos

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_MARCOS_SERGIO_BELCZAK_JUNIOR.pdf (560.9Kb)
    Data
    2021
    Autor
    Belczak Junior, Marcos Sergio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Esta pesquisa busca medir a capacidade discriminatória de músicos em relação a excertos musicais reais e virtuais, avaliando a possibilidade de recriação da expressividade musical humana por meios digitais. Para tal, performances de quatro quartetos de corda distintos foram selecionadas e replicadas digitalmente, com a utilização de instrumentos MIDI e bibliotecas de corda. Excertos dos áudios originais e das cópias digitais foram inseridos em um questionário, no qual 260 músicos, de expertises diversas, testaram suas habilidades de diferenciação entre as origens dos trechos tocados. A capacidade de imitação da expressividade humana pelos instrumentos virtuais foi medida utilizando o Jogo da Imitação, de Alan Turing, enquanto as tendências de resposta e os possíveis critérios utilizados foram mensurados e discutidos utilizando a Teoria da Detecção de Sinais
     
    Abstract : This research aims to measure the overall discriminatory capability of musicians when it comes to real and virtual musical excerpts, questioning the possibility of replication of human musical expressivity by means of digital tools. Performances of four distinct string quartets were selected and recreated virtually with MIDI instruments and string libraries. Excerpts, extracted from both sources, were inserted in an online survey, in which 260 musicians of various expertises tested their abilities to discern between its origins. The capability of human musical expressiveness by virtual instruments was evaluated making use of Alan Turing’s Imitation Game, while the participant’s responsive tendencies and possible bias were measured and discussed using Signal Detection Theory
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86067
    Collections
    • Bacharelado [59]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV