dc.contributor.advisor | Dottori, Maurício, 1960- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.creator | Belczak Junior, Marcos Sergio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-18T11:55:24Z | |
dc.date.available | 2024-01-18T11:55:24Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/86067 | |
dc.description | Orientador: Maurício Dottori | pt_BR |
dc.description | Monografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Música | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa busca medir a capacidade discriminatória de músicos em relação a excertos musicais reais e virtuais, avaliando a possibilidade de recriação da expressividade musical humana por meios digitais. Para tal, performances de quatro quartetos de corda distintos foram selecionadas e replicadas digitalmente, com a utilização de instrumentos MIDI e bibliotecas de corda. Excertos dos áudios originais e das cópias digitais foram inseridos em um questionário, no qual 260 músicos, de expertises diversas, testaram suas habilidades de diferenciação entre as origens dos trechos tocados. A capacidade de imitação da expressividade humana pelos instrumentos virtuais foi medida utilizando o Jogo da Imitação, de Alan Turing, enquanto as tendências de resposta e os possíveis critérios utilizados foram mensurados e discutidos utilizando a Teoria da Detecção de Sinais | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : This research aims to measure the overall discriminatory capability of musicians when it comes to real and virtual musical excerpts, questioning the possibility of replication of human musical expressivity by means of digital tools. Performances of four distinct string quartets were selected and recreated virtually with MIDI instruments and string libraries. Excerpts, extracted from both sources, were inserted in an online survey, in which 260 musicians of various expertises tested their abilities to discern between its origins. The capability of human musical expressiveness by virtual instruments was evaluated making use of Alan Turing’s Imitation Game, while the participant’s responsive tendencies and possible bias were measured and discussed using Signal Detection Theory | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Instrumentos musicais digitais | pt_BR |
dc.subject | Quarteto para cordas | pt_BR |
dc.subject | Música e tecnologia | pt_BR |
dc.title | Capacidade de imitação de bibliotecas de corda em quartetos | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |