Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDottori, Maurício, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorBelczak Junior, Marcos Sergiopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T11:55:24Z
dc.date.available2024-01-18T11:55:24Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86067
dc.descriptionOrientador: Maurício Dottoript_BR
dc.descriptionMonografia (bacharelado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta pesquisa busca medir a capacidade discriminatória de músicos em relação a excertos musicais reais e virtuais, avaliando a possibilidade de recriação da expressividade musical humana por meios digitais. Para tal, performances de quatro quartetos de corda distintos foram selecionadas e replicadas digitalmente, com a utilização de instrumentos MIDI e bibliotecas de corda. Excertos dos áudios originais e das cópias digitais foram inseridos em um questionário, no qual 260 músicos, de expertises diversas, testaram suas habilidades de diferenciação entre as origens dos trechos tocados. A capacidade de imitação da expressividade humana pelos instrumentos virtuais foi medida utilizando o Jogo da Imitação, de Alan Turing, enquanto as tendências de resposta e os possíveis critérios utilizados foram mensurados e discutidos utilizando a Teoria da Detecção de Sinaispt_BR
dc.description.abstractAbstract : This research aims to measure the overall discriminatory capability of musicians when it comes to real and virtual musical excerpts, questioning the possibility of replication of human musical expressivity by means of digital tools. Performances of four distinct string quartets were selected and recreated virtually with MIDI instruments and string libraries. Excerpts, extracted from both sources, were inserted in an online survey, in which 260 musicians of various expertises tested their abilities to discern between its origins. The capability of human musical expressiveness by virtual instruments was evaluated making use of Alan Turing’s Imitation Game, while the participant’s responsive tendencies and possible bias were measured and discussed using Signal Detection Theorypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInstrumentos musicais digitaispt_BR
dc.subjectQuarteto para cordaspt_BR
dc.subjectMúsica e tecnologiapt_BR
dc.titleCapacidade de imitação de bibliotecas de corda em quartetospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples