Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAraújo, Rosane Cardoso de, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.creatorRibas, Ariane Leonipt_BR
dc.date.accessioned2024-01-18T20:11:25Z
dc.date.available2024-01-18T20:11:25Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/86063
dc.descriptionOrientador: Rosane Cardoso de Araújopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Músicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O canto popular é definido por abranger as técnicas e características da música popular em todos os seus estilos. O canto para crianças é um tema em escassez no Brasil, cercado por mitos e discussões entre os professores. Considerando a complexidade desta modalidade de canto e seu recente estudo, questiona-se: como o professor pode utilizar de estratégias para desenvolver a técnica, expressão e motivação de seus alunos de canto popular infantil? O objetivo geral deste projeto foi investigar, por meio de um estudo autoetnográfico, estratégias que podem motivar alunos em aulas de canto popular. Os objetivos específicos foram: a) relatar estratégias de motivação que podem favorecer a aprendizagem do canto popular infantil; b) refletir sobre especificidades do canto popular e sobre elementos que podem desmotivar e motivar os estudantes desta modalidade de ensino. A fundamentação teórica foi elaborada com dois enfoques específicos, considerando os dois temas aqui estudados - motivação e canto popular. A metodologia empregada foi a autoetnografia, realizada no ano de 2021, no contexto de ensino do canto popular para crianças. Os resultados desse estudo indicaram que os processos de ensino analisados por meio de um estudo autoetnográfico trazem sugestões viáveis para o uso de estratégias no ensino do canto popular e para eventual falta de motivação discente infantilpt_BR
dc.description.abstractAbstract : Popular singing is defined as encompassing the techniques and characteristics of popular music in all it’s styles. The teaching of singing to children is a theme surrounded in myths in Brazil and discussed by teachers. Aware of the complexity of this singing modality, the question is: how do singing teachers use themselves to develop a technique, expression and motivation of their popular singing child students? The general objective of this project was to investigate, through an autoethnography, strategies that can motivate students in popular singing classes. The specific objectives were: a) to report on motivation strategies that can favor the learning of popular children's singing; b) to reflect on the specificities of popular singing and on elements that can demotivate and motivate students in this teaching modality. The theoretical foundation was elaborated with two specific approaches, considering the two themes studied here - motivation and popular singing. The methodology used was autoethnography, carried out in 2021, in the context of teaching popular singing to children. The results of this study indicated that the teaching processes analyzed through autoethnography bring viable suggestions for the use of strategies in the teaching of popular singing and for an eventual lack of motivation on the part of the studentpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectCanto - Instrução e estudopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMusica na educaçãopt_BR
dc.titleUm estudo autoetnográfico sobre o ensino do canto popular e motivaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples