• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Música
    • Licenciatura
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Um estudo autoetnográfico sobre o ensino do canto popular e motivação

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R_G_ARIANE_LEONI_RIBAS.pdf (1.676Mb)
    Data
    2022
    Autor
    Ribas, Ariane Leoni
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O canto popular é definido por abranger as técnicas e características da música popular em todos os seus estilos. O canto para crianças é um tema em escassez no Brasil, cercado por mitos e discussões entre os professores. Considerando a complexidade desta modalidade de canto e seu recente estudo, questiona-se: como o professor pode utilizar de estratégias para desenvolver a técnica, expressão e motivação de seus alunos de canto popular infantil? O objetivo geral deste projeto foi investigar, por meio de um estudo autoetnográfico, estratégias que podem motivar alunos em aulas de canto popular. Os objetivos específicos foram: a) relatar estratégias de motivação que podem favorecer a aprendizagem do canto popular infantil; b) refletir sobre especificidades do canto popular e sobre elementos que podem desmotivar e motivar os estudantes desta modalidade de ensino. A fundamentação teórica foi elaborada com dois enfoques específicos, considerando os dois temas aqui estudados - motivação e canto popular. A metodologia empregada foi a autoetnografia, realizada no ano de 2021, no contexto de ensino do canto popular para crianças. Os resultados desse estudo indicaram que os processos de ensino analisados por meio de um estudo autoetnográfico trazem sugestões viáveis para o uso de estratégias no ensino do canto popular e para eventual falta de motivação discente infantil
     
    Abstract : Popular singing is defined as encompassing the techniques and characteristics of popular music in all it’s styles. The teaching of singing to children is a theme surrounded in myths in Brazil and discussed by teachers. Aware of the complexity of this singing modality, the question is: how do singing teachers use themselves to develop a technique, expression and motivation of their popular singing child students? The general objective of this project was to investigate, through an autoethnography, strategies that can motivate students in popular singing classes. The specific objectives were: a) to report on motivation strategies that can favor the learning of popular children's singing; b) to reflect on the specificities of popular singing and on elements that can demotivate and motivate students in this teaching modality. The theoretical foundation was elaborated with two specific approaches, considering the two themes studied here - motivation and popular singing. The methodology used was autoethnography, carried out in 2021, in the context of teaching popular singing to children. The results of this study indicated that the teaching processes analyzed through autoethnography bring viable suggestions for the use of strategies in the teaching of popular singing and for an eventual lack of motivation on the part of the student
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/86063
    Collections
    • Licenciatura [62]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV