Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorVilar, Kharina Sakakibara Machadopt_BR
dc.date.accessioned2024-01-09T20:24:28Z
dc.date.available2024-01-09T20:24:28Z
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85962
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esse trabalho tem como objetivo geral compreender as possibilidades da Educação Matemática Crítica (EMC) para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso foi construída uma proposta didática para uma turma da EJA Ensino Médio em Pinhais/PR com 30 alunos, porém 15 alunos frequentavam as aulas e apenas 6 participaram assiduamente das aulas. A proposta foi baseada no conceito de Cenários para Investigação de Ole Skovsmose envolvendo distribuição de renda em uma microssociedade que se assemelhasse com a sociedade brasileira. A utilização de Cenários para Investigação propõe a possibilidade de compreender o papel social da matemática na sociedade e a participação ativa do aluno no processo de ensino/aprendizagem. Ainda que com algumas dificuldades, concluo que a utilização de Cenários para Investigação em turmas da EJA pode resultar em um processo de ensino e aprendizagem de matemática com maior significado para esse público, tendo em vista sua receptividade e engajamento.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectPesquisa matematicapt_BR
dc.subjectAnálise retóricapt_BR
dc.titleEducação matemática crítica na educação de jovens e adultos utilizando cenários para investigaçãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples