dc.contributor.advisor | Rolkouski, Emerson, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | pt_BR |
dc.creator | Vilar, Kharina Sakakibara Machado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-09T20:24:28Z | |
dc.date.available | 2024-01-09T20:24:28Z | |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85962 | |
dc.description | Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esse trabalho tem como objetivo geral compreender as possibilidades da Educação Matemática Crítica (EMC) para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso foi construída uma proposta didática para uma turma da EJA Ensino Médio em Pinhais/PR com 30 alunos, porém 15 alunos frequentavam as aulas e apenas 6 participaram assiduamente das aulas. A proposta foi baseada no conceito de Cenários para Investigação de Ole Skovsmose envolvendo distribuição de renda em uma microssociedade que se assemelhasse com a sociedade brasileira. A utilização de Cenários para Investigação propõe a possibilidade de compreender o papel social da matemática na sociedade e a participação ativa do aluno no processo de ensino/aprendizagem. Ainda que com algumas dificuldades, concluo que a utilização de Cenários para Investigação em turmas da EJA pode resultar em um processo de ensino e aprendizagem de matemática com maior significado para esse público, tendo em vista sua receptividade e engajamento. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa matematica | pt_BR |
dc.subject | Análise retórica | pt_BR |
dc.title | Educação matemática crítica na educação de jovens e adultos utilizando cenários para investigação | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |