Educação matemática crítica na educação de jovens e adultos utilizando cenários para investigação
Visualizar/ Abrir
Data
2022Autor
Vilar, Kharina Sakakibara Machado
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Esse trabalho tem como objetivo geral compreender as possibilidades da Educação Matemática Crítica (EMC) para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso foi construída uma proposta didática para uma turma da EJA Ensino Médio em Pinhais/PR com 30 alunos, porém 15 alunos frequentavam as aulas e apenas 6 participaram assiduamente das aulas. A proposta foi baseada no conceito de Cenários para Investigação de Ole Skovsmose envolvendo distribuição de renda em uma microssociedade que se assemelhasse com a sociedade brasileira. A utilização de Cenários para Investigação propõe a possibilidade de compreender o papel social da matemática na sociedade e a participação ativa do aluno no processo de ensino/aprendizagem. Ainda que com algumas dificuldades, concluo que a utilização de Cenários para Investigação em turmas da EJA pode resultar em um processo de ensino e aprendizagem de matemática com maior significado para esse público, tendo em vista sua receptividade e engajamento.
Collections
- Matemática [72]