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dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorProença, Jéssicapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-09T18:53:49Z
dc.date.available2024-01-09T18:53:49Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85958
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A investigação matemática é uma metodologia pouco utilizada atualmente nas aulas de matemática do Brasil, mesmo sendo estudada há anos por diversos pesquisadores mundo afora, como, por exemplo, João Pedro da Ponte, Joana Brocardo e Hélia Oliveira no livro Investigações Matemáticas na Sala de Aula (2013).Esses mesmos pesquisadores deixam claro que a investigação matemática traz benefícios à aprendizagem, tais como: envolvimento dos alunos que viram protagonistas da aula, desenvolvimento da argumentação matemática eestimula o raciocínio e a correlação entre assuntos diversos, sejam eles da própria matemática ou de outras áreas do conhecimento. Com o desejo de realizar uma atividade diferenciada das aulas tradicionais que geralmente são as únicas exploradas durante o Curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná, este trabalho traz uma sequência didática investigativa envolvendo geometria, espelhos e simetria.Essa atividade investigativa foi desenvolvida com alunos da 8ª série do ensino fundamental de uma escola pública, onde foram analisados os relatórios escritos e orais desenvolvidos por esse grupo de alunos. De acordo com os relatórios analisados, a investigação matemática trouxe os benefícios citados anteriormente, provando ser uma valiosa ferramenta educacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The Mathematic Investigation is a methodology that isn't much used in math classes in Brazil, even thought it's been studied for years already by many researchers worldwide, as, for example, João Pedro da Ponte, Joana Brocardo and Hélia Oliveira, authors of the book InvestigaçõesMatemáticasna Sala de Aula (2013). These researchers make it clear that the Mathematic Investigation brings benefits to learning, such as the involvement of students, which become protagonists of the class, and the development of mathematical argumentation. Furthermore, it stimulates reasoning and correlation between several subjects, whether they are related to mathematics itself or to other areas of knowledge. With the desire to perform a differentiated activity from traditional classes that are almost the only ones explored during the Graduation in Mathematics in Universidade Federal do Paraná, this article brings an investigated didactic sequence involving geometry, mirrors and symmetry. This investigative activity was developed with eighth grade students of basic education from a public school, where the oral and written reports developed by this group of students were analyzed. According to these analyzed reports, the Mathematic Investigation brought the benefits mentioned before, proving the methodology to be a valuable educational tool.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPesquisa matematicapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectSimetriapt_BR
dc.titleInvestigação matemática e geometria : uma experiência em sala de aulapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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