• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Investigação matemática e geometria : uma experiência em sala de aula

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R G JESSICA PROENCA.pdf (484.2Kb)
    Data
    2014
    Autor
    Proença, Jéssica
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A investigação matemática é uma metodologia pouco utilizada atualmente nas aulas de matemática do Brasil, mesmo sendo estudada há anos por diversos pesquisadores mundo afora, como, por exemplo, João Pedro da Ponte, Joana Brocardo e Hélia Oliveira no livro Investigações Matemáticas na Sala de Aula (2013).Esses mesmos pesquisadores deixam claro que a investigação matemática traz benefícios à aprendizagem, tais como: envolvimento dos alunos que viram protagonistas da aula, desenvolvimento da argumentação matemática eestimula o raciocínio e a correlação entre assuntos diversos, sejam eles da própria matemática ou de outras áreas do conhecimento. Com o desejo de realizar uma atividade diferenciada das aulas tradicionais que geralmente são as únicas exploradas durante o Curso de Matemática da Universidade Federal do Paraná, este trabalho traz uma sequência didática investigativa envolvendo geometria, espelhos e simetria.Essa atividade investigativa foi desenvolvida com alunos da 8ª série do ensino fundamental de uma escola pública, onde foram analisados os relatórios escritos e orais desenvolvidos por esse grupo de alunos. De acordo com os relatórios analisados, a investigação matemática trouxe os benefícios citados anteriormente, provando ser uma valiosa ferramenta educacional.
     
    Abstract: The Mathematic Investigation is a methodology that isn't much used in math classes in Brazil, even thought it's been studied for years already by many researchers worldwide, as, for example, João Pedro da Ponte, Joana Brocardo and Hélia Oliveira, authors of the book InvestigaçõesMatemáticasna Sala de Aula (2013). These researchers make it clear that the Mathematic Investigation brings benefits to learning, such as the involvement of students, which become protagonists of the class, and the development of mathematical argumentation. Furthermore, it stimulates reasoning and correlation between several subjects, whether they are related to mathematics itself or to other areas of knowledge. With the desire to perform a differentiated activity from traditional classes that are almost the only ones explored during the Graduation in Mathematics in Universidade Federal do Paraná, this article brings an investigated didactic sequence involving geometry, mirrors and symmetry. This investigative activity was developed with eighth grade students of basic education from a public school, where the oral and written reports developed by this group of students were analyzed. According to these analyzed reports, the Mathematic Investigation brought the benefits mentioned before, proving the methodology to be a valuable educational tool.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85958
    Collections
    • Matemática [76]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV