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dc.contributor.advisorSoares, Maria Tereza Carneiro, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorCardoso, Jaqueline Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T17:46:17Z
dc.date.available2024-01-08T17:46:17Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85935
dc.descriptionOrientadora: Prof.ª Dr.ª Maria Tereza Carneiro Soarespt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A organização tradicional de séries anuais na educação perdurou por quase um século como organização padrão até ter sua efetividade questionada após a publicação de relatórios feitos pela Commission on Excellence no início da década de 80 e pela National Education Commission on Time and Learning no início da década de 90 nos Estados Unidos. Estes relatórios levaram muitas escolas americanas a organizarem seu tempo escolar por blocos de disciplinas, e impulsionado por essa tendência e na tentativa de melhorar os índices de evasão, aprovação e reprovação, o estado do Paraná resolveu também adotar a organização por blocos para o Ensino Médio a partir do ano de 2009, porém em 2014, exigiu o cessar dos blocos em escolas sem paridade de turmas, alegando que na comparação da organização tradicional com a por blocos não havia diferença nos índices, além da existência de problemas com transferências de alunos. Este trabalho apresenta a trajetória da implantação dos blocos, alguns estudos comparando as duas formas de organização e uma pesquisa realizada com dados dos alunos do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen. A grande maioria dos estudos não verificou diferença na comparação das organizações em relação ao rendimento acadêmico na maioria das disciplinas, com exceção da matemática, que apresentou tanto melhores como piores índices. No Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, durante a organização por blocos, tanto o rendimento acadêmico na disciplina de matemática como o índice de evasão foram melhores. Para os índices de aprovação e reprovação não houve diferença significativa. Os resultados da pesquisa foram obtidos pelos testes estatísticos Qui-quadrado, Fisher e U de MannWhitney.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The traditional annual scheduling in education lasted for almost a century as standard scheduling until having its effectiveness questioned after the reports made by the Commission on Excellence in the early 1980s and by the National Education Commission on Time and Learning in the early 1990s in the United States. These reports made a lot of American schools organize their time in block scheduling, and driven by this tendency and by the attempt of improving the dropout, pass and failure rates, the state of Parana also decided to adopt the block scheduling for the High School from 2009, yet in 2014, it required the end of the blocks for schools without group parity pleading that in comparison of the traditional with the block scheduling, there was no difference in the rates, besides the existence of problems concerning students transferring. This study presents the trajectory of the block implementation, some papers comparing the two ways of scheduling, and a research carried out with data of the students of the Padre Arnaldo Jansen school. The major studies didn’t find a difference in the comparison of the two ways of scheduling towards the academic achievement in most of the subjects, except in mathematics, that came up with better as well as worse rates. At Padre Arnaldo Jansen school, during the block scheduling, both the academic achievement in mathematics and the dropout rate were better. For the pass and failure rates there was no significant difference. The results of the research came up from the Qui Square, Fisher and the Mann-Whitney U statistical tests.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAlunos - Desempenhopt_BR
dc.subjectDesempenho - Avaliaçãopt_BR
dc.titleUma reflexão sobre o ensino médio por blocos: o caso da matemáticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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