• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Uma reflexão sobre o ensino médio por blocos: o caso da matemática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R G JAQUELINE APARECIDA CARDOSO.pdf (518.4Kb)
    Data
    2015
    Autor
    Cardoso, Jaqueline Aparecida
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : A organização tradicional de séries anuais na educação perdurou por quase um século como organização padrão até ter sua efetividade questionada após a publicação de relatórios feitos pela Commission on Excellence no início da década de 80 e pela National Education Commission on Time and Learning no início da década de 90 nos Estados Unidos. Estes relatórios levaram muitas escolas americanas a organizarem seu tempo escolar por blocos de disciplinas, e impulsionado por essa tendência e na tentativa de melhorar os índices de evasão, aprovação e reprovação, o estado do Paraná resolveu também adotar a organização por blocos para o Ensino Médio a partir do ano de 2009, porém em 2014, exigiu o cessar dos blocos em escolas sem paridade de turmas, alegando que na comparação da organização tradicional com a por blocos não havia diferença nos índices, além da existência de problemas com transferências de alunos. Este trabalho apresenta a trajetória da implantação dos blocos, alguns estudos comparando as duas formas de organização e uma pesquisa realizada com dados dos alunos do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen. A grande maioria dos estudos não verificou diferença na comparação das organizações em relação ao rendimento acadêmico na maioria das disciplinas, com exceção da matemática, que apresentou tanto melhores como piores índices. No Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, durante a organização por blocos, tanto o rendimento acadêmico na disciplina de matemática como o índice de evasão foram melhores. Para os índices de aprovação e reprovação não houve diferença significativa. Os resultados da pesquisa foram obtidos pelos testes estatísticos Qui-quadrado, Fisher e U de MannWhitney.
     
    Abstract: The traditional annual scheduling in education lasted for almost a century as standard scheduling until having its effectiveness questioned after the reports made by the Commission on Excellence in the early 1980s and by the National Education Commission on Time and Learning in the early 1990s in the United States. These reports made a lot of American schools organize their time in block scheduling, and driven by this tendency and by the attempt of improving the dropout, pass and failure rates, the state of Parana also decided to adopt the block scheduling for the High School from 2009, yet in 2014, it required the end of the blocks for schools without group parity pleading that in comparison of the traditional with the block scheduling, there was no difference in the rates, besides the existence of problems concerning students transferring. This study presents the trajectory of the block implementation, some papers comparing the two ways of scheduling, and a research carried out with data of the students of the Padre Arnaldo Jansen school. The major studies didn’t find a difference in the comparison of the two ways of scheduling towards the academic achievement in most of the subjects, except in mathematics, that came up with better as well as worse rates. At Padre Arnaldo Jansen school, during the block scheduling, both the academic achievement in mathematics and the dropout rate were better. For the pass and failure rates there was no significant difference. The results of the research came up from the Qui Square, Fisher and the Mann-Whitney U statistical tests.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85935
    Collections
    • Matemática [76]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV