Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRolkouski, Emerson, 1975-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.creatorBatista, Isabela Martinhuk Fariaspt_BR
dc.date.accessioned2024-01-08T14:38:23Z
dc.date.available2024-01-08T14:38:23Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85933
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouskipt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemáticapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Essa pesquisa tem como objetivo analisar e descrever o que é recomendado sobre o ensino de conteúdos relacionados ao eixo Números e Valor Lugar para os anos iniciais no contexto do Teaching for Mastery, um conceito que faz parte de uma política pública de formação de professores de matemática na Inglaterra denominado Maths Hubs. Para essa pesquisa, primeiramente foi aprofundado nas chamadas cinco grandes ideias que formam a base desse material, sendo elas: variação conceitual e procedimental; representação e estrutura; pensamento matemático; fluência e coerência. Após esse estudo foram analisados os materiais desenvolvidos pela coordenação do programa. Os critérios utilizados para análise do material se deram com base no objeto de ensino, nas competências e habilidades exigidas e nos conteúdos. Com essa análise, as atividades presentes no material foram separadas em subeixos de acordo com as competências e habilidades exigidas. Foi possível concluir que o programa busca que professores de matemática utilizem metodologias inovadoras e que reforcem o aprendizado do estudante fazendo com que ele de fato compreenda a matemática que está sendo vista com foco no desenvolvimento do raciocínio matemático, que traz inúmeros benefícios. Porém existem também pontos negativos que puderam ser analisados como, por exemplo, a ausência de elementos culturais nas tarefas propostas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims to analyze and describe what is recommended about the teaching of contents related to the Numbers and Place Value for the early years in the context of Teaching for Mastery, a concept that is part of a public policy for the training of mathematics teachers in England called Maths Hubs. For this research, first, the so-called five big ideas that form the basis of this material were deepened, being them: conceptual and procedural variation; representation and structure; mathematical thinking; fluency and coherence. After this study, the materials developed by the coordination of the program were analyzed, the criteria used to analyze the material were based on the teaching object, the skills and abilities required and the contents. With this analysis, the activities present in the material were separated into sub-axes according to the skills and abilities required. It was possible to conclude that the program seeks for mathematics teachers to use innovative methodologies and to reinforce student learning, making them actually understand the mathematics being seen and mainly developing mathematical reasoning, which brings countless benefits. However, there are also negative points that could be analyzed, for example, the absence of cultural elements in the tasks and during classes.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Paranápt_BR
dc.subjectAprendizagem - Matemáticapt_BR
dc.titleTeaching for mastery : um estudo sobre a concepção de ensino do eixo números e valor lugar nos anos iniciaispt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples