• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Matemática
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Teaching for mastery : um estudo sobre a concepção de ensino do eixo números e valor lugar nos anos iniciais

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R G ISABELA MARTINHUK FARIAS BATISTA.pdf (2.353Mb)
    Data
    2021
    Autor
    Batista, Isabela Martinhuk Farias
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : Essa pesquisa tem como objetivo analisar e descrever o que é recomendado sobre o ensino de conteúdos relacionados ao eixo Números e Valor Lugar para os anos iniciais no contexto do Teaching for Mastery, um conceito que faz parte de uma política pública de formação de professores de matemática na Inglaterra denominado Maths Hubs. Para essa pesquisa, primeiramente foi aprofundado nas chamadas cinco grandes ideias que formam a base desse material, sendo elas: variação conceitual e procedimental; representação e estrutura; pensamento matemático; fluência e coerência. Após esse estudo foram analisados os materiais desenvolvidos pela coordenação do programa. Os critérios utilizados para análise do material se deram com base no objeto de ensino, nas competências e habilidades exigidas e nos conteúdos. Com essa análise, as atividades presentes no material foram separadas em subeixos de acordo com as competências e habilidades exigidas. Foi possível concluir que o programa busca que professores de matemática utilizem metodologias inovadoras e que reforcem o aprendizado do estudante fazendo com que ele de fato compreenda a matemática que está sendo vista com foco no desenvolvimento do raciocínio matemático, que traz inúmeros benefícios. Porém existem também pontos negativos que puderam ser analisados como, por exemplo, a ausência de elementos culturais nas tarefas propostas.
     
    Abstract: This research aims to analyze and describe what is recommended about the teaching of contents related to the Numbers and Place Value for the early years in the context of Teaching for Mastery, a concept that is part of a public policy for the training of mathematics teachers in England called Maths Hubs. For this research, first, the so-called five big ideas that form the basis of this material were deepened, being them: conceptual and procedural variation; representation and structure; mathematical thinking; fluency and coherence. After this study, the materials developed by the coordination of the program were analyzed, the criteria used to analyze the material were based on the teaching object, the skills and abilities required and the contents. With this analysis, the activities present in the material were separated into sub-axes according to the skills and abilities required. It was possible to conclude that the program seeks for mathematics teachers to use innovative methodologies and to reinforce student learning, making them actually understand the mathematics being seen and mainly developing mathematical reasoning, which brings countless benefits. However, there are also negative points that could be analyzed, for example, the absence of cultural elements in the tasks and during classes.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85933
    Collections
    • Matemática [76]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV