Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMaceno, Marcell Mariano Corrêa, 1984-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Gestão de Suprimentospt_BR
dc.creatorBortolossi, Naiara Alinept_BR
dc.date.accessioned2023-12-26T17:35:12Z
dc.date.available2023-12-26T17:35:12Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85849
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Marcell Mariano Corrêa Macenopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Gestão de Suprimentos.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O comércio internacional existe há muitos séculos e teve seu desenvolvimento acompanhado da evolução da economia e sociedade. No mundo globalizado tem sido notado o crescimento de vendas online e a buscas por produtos em mercados externos por meio da internet. A evolução tecnológica fez que este tipo de comércio fosse viabilizado por transações internacionais com baixos custos e fácil acesso a informações. O presente trabalho teve como objetivo propor a implementação do ecommerce como forma de internacionalização de negócios de uma indústria cerâmica da região de Curitiba-PR. O trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto de internacionalização em 4 estágios desde o processo de consolidação do mercado interno, passando por pesquisa de mercado e planejamento de negócios, análise das primeiras vendas internacionais e por fim o desenvolvimento de um projeto de fortalecimento das exportações. O principal resultado obtido com este trabalho foi o planejamento de crescimento do setor a curto e médio prazo também foi criado um ecommerce internacional como estratégia de internacionalização. Por fim discutiu-se a estratégia do e-commerce internacional opera apenas como um processo de internacionalização ou como uma alternativa de distribuição internacional e pode-se concluir que o e-commerce é um processo de internacionalização que gera resultados para impulsionar a distribuição internacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: International business has existed for many centuries and had been developed accompanied by the economy and society evolution. In the globalized world, online sales growth and searches for products in external markets through the internet have been noticed. Technological evolution has made this type of trade featured by international transactions with low costs and easy access to information. The objective of this paper is to present tools that were applied in the internationalization process in a ceramic industry in the Curitiba-PR metropolitan area. The project was developed based on an internationalization project in 4 stages, starting with the process of consolidating the domestic market, going through market research and business planning, analysis of the first international sales and, finally, the development of a project to strengthen exports. The main result obtained with this project was the growth export planning in the short and medium term. An international e-commerce was also created as an internationalization strategy. Finally, it discussed whether the international ecommerce strategy acts only as internationalization process or as an international distribution alternative and it can be concluded that ecommerce is an internationalization process that generates results to boost international distribution.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectExportaçãopt_BR
dc.subjectCeramica - Indústriapt_BR
dc.titleExportação por e-commerce, uma estratégia de internacionalização ou desenvolvimento de canal de distribuição alternativo? O caso prático de uma indústria cêramica na região de curitiba-pr.pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples