Exportação por e-commerce, uma estratégia de internacionalização ou desenvolvimento de canal de distribuição alternativo? O caso prático de uma indústria cêramica na região de curitiba-pr.
Resumo
Resumo: O comércio internacional existe há muitos séculos e teve seu desenvolvimento acompanhado da evolução da economia e sociedade. No mundo globalizado tem sido notado o crescimento de vendas online e a buscas por produtos em mercados externos por meio da internet. A evolução tecnológica fez que este tipo de comércio fosse viabilizado por transações internacionais com baixos custos e fácil acesso a informações. O presente trabalho teve como objetivo propor a implementação do ecommerce como forma de internacionalização de negócios de uma indústria cerâmica da região de Curitiba-PR. O trabalho foi desenvolvido a partir de um projeto de internacionalização em 4 estágios desde o processo de consolidação do mercado interno, passando por pesquisa de mercado e planejamento de negócios, análise das primeiras vendas internacionais e por fim o desenvolvimento de um projeto de fortalecimento das exportações. O principal resultado obtido com este trabalho foi o planejamento de crescimento do setor a curto e médio prazo também foi criado um ecommerce internacional como estratégia de internacionalização. Por fim discutiu-se a estratégia do e-commerce internacional opera apenas como um processo de internacionalização ou como uma alternativa de distribuição internacional e pode-se concluir que o e-commerce é um processo de internacionalização que gera resultados para impulsionar a distribuição internacional. Abstract: International business has existed for many centuries and had been developed accompanied by the economy and society evolution. In the globalized world, online sales growth and searches for products in external markets through the internet have been noticed. Technological evolution has made this type of trade featured by international transactions with low costs and easy access to information. The objective of this paper is to present tools that were applied in the internationalization process in a ceramic industry in the Curitiba-PR metropolitan area. The project was developed based on an internationalization project in 4 stages, starting with the process of consolidating the domestic market, going through market research and business planning, analysis of the first international sales and, finally, the development of a project to strengthen exports. The main result obtained with this project was the growth export planning in the short and medium term. An international e-commerce was also created as an internationalization strategy. Finally, it discussed whether the international ecommerce strategy acts only as internationalization process or as an international distribution alternative and it can be concluded that ecommerce is an internationalization process that generates results to boost international distribution.