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dc.contributor.advisorKruszielski, Leandro, 1979-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorGequelin, Samarapt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T18:06:34Z
dc.date.available2024-08-08T18:06:34Z
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85766
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Leandro Kruszielskipt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências: p. 56-59pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo tem como objetivo central investigar quais são as características da produção científica brasileira dos últimos dez anos, a respeito da Leitura Partilhada, Leitura Compartilhada, Leitura Dialógica e Literacia Familiar. Ao analisar o contexto histórico da Literatura Infantil, observa-se que há inúmeras maneiras de realizar uma leitura à criança. Dessa forma, essa pesquisa, caracterizada por ser uma revisão sistemática, contou com a busca de artigos nas plataformas: Scielo, Periódicos CAPES, Pepsic e Google Acadêmico, tendo como descritores os termos citados acima. Atendendo a todos os critérios da pesquisa, obteve-se um total de 14 artigos e analisando-os observa-se que há, no geral, concordância nas definições dos termos utilizados em cada estudo. O principal enfoque notado nos mesmos refere-se a como se dá o desenvolvimento da criança após as sessões de leitura. Outra questão relevante relaciona-se aos instrumentos utilizados em cada estudo, onde a observação seja de filmagens/gravações ou das próprias sessões é a mais utilizada. É possível constatar que houve uma crescente em estudos que abordam esses temas nos últimos anos, o que pode significar que esse tema está ganhando mais importância e visibilidade no meio acadêmico. A presente pesquisa, por fim, pode ser utilizada como embasamento à outras que pretendem aprofundar-se sobre os tipos de leitura realizados com a criança, levando em consideração as delimitações da mesma.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The main objective of the present study is to investigate what are the characteristics of the Brazilian scientific production of the last ten years, regarding the Shared Reading, Dialogical Reading and Family Literacy. In analyzing the historical context of Children's Literature, it can be seen that there are countless ways of doing a child's reading. Thus, this search, characterized by being a systematic review, counted with the search of articles on the platforms: Scielo, Periódicos CAPES, Pepsic and Google Acadêmico, having as descriptors the terms cited above. Considering all the search criteria, a total of 14 articles were obtained, and analyzing them it is observed that there is, in general, agreement in the definitions of the terms used in each study. The main focus noted in them refers to how the child develops after the reading sessions. Another relevant issue is related to the instruments used in each study, where the observation is filming/recording or the sessions themselves. It is possible to see that there has been a growing number of studies that address these topics in recent years, which may mean that this topic is gaining more importance and visibility in the academic environment. Finally, this research can be used as a basis for others who intend to go deeper into the types of reading done with children, taking into account their delimitations.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPesquisa bibliograficapt_BR
dc.subjectLeitura em grupopt_BR
dc.subjectFamilia na literaturapt_BR
dc.titleEstudo de revisão sistemática : característica da leitura compartilhada, partilhada, dialógica e literacia familiapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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