dc.contributor.advisor | Stoltz, Tania, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Bollbuck, Liana | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T19:13:46Z | |
dc.date.available | 2024-08-08T19:13:46Z | |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85714 | |
dc.description | Orientador: Profa. Dra. Tania Stoltz | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências : p. 40-45 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A Educação Integral é citada no Projeto Político Pedagógico de diferentes instituições de ensino, especialmente quando apontam a preocupação com o desenvolvimento integral de seus alunos não apenas nos aspectos físico e intelectual, mas também ao considerar, entre outros, fatores emocionais e psicológicos. O trabalho tem o intuito de verificar os desafios e as possibilidades de trabalhar com a educação integral na Educação Básica na atualidade. Como objetivos específicos propõe: reconhecer diferentes concepções de educação integral na Educação Básica; verificar propostas que visam promover a educação integral na Educação Básica a partir de revisão integrativa; identificar dificuldades em promover a educação integral no Ensino Fundamental e Médio. No sentido de atender aos objetivos, analisou-se a produção científica dos últimos cinco anos sobre educação integral. A partir de pesquisa qualitativa e exploratória foram entrevistadas online cinco professoras de escolas públicas e privadas de Educação Básica sobre aspectos envolvendo a educação integral. Conclui-se que a possibilidade da educação integral no enfrentamento dos desafios que se impõe na sociedade contemporânea depende da coerência e articulação de uma proposta integradora e humana, a partir de um projeto coletivo e interdisciplinar, com metodologia que considere de maneira crítica e duradoura aspectos cognitivos e afetivos, ambientais, sociais e culturais mais amplos em sua proposição. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : Integral Education is mentioned in the Pedagogical Political Project of different educational institutions, especially when they point out the concern with the integral development of their students not only in the physical and intellectual aspects, but also when considering, among others, emotional and psychological factors. The work aims to verify the challenges and possibilities of working with comprehensive education in Basic Education today. As specific objectives it proposes: to recognize different conceptions of integral education in Basic Education; verify proposals that aim to promote comprehensive education in Basic Education from an integrative review; identify difficulties in promoting comprehensive education in elementary and high school. In order to meet the objectives, the scientific production of the last five years on integral education was analyzed. Based on qualitative and exploratory research, five teachers from public and private schools of Basic Education were interviewed online about aspects involving integral education. It is concluded that the possibility of integral education in facing the challenges that are imposed in contemporary society depends on the coherence and articulation of an integrative and human proposal, with a methodology that considers in a critical and lasting way cognitive and affective, environmental, social and cultural broader in their proposition. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação integral - Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.title | Repensando a educação integral : desafios e possibilidades | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |