Entre o abandono do trabalho docente e a construção de boas práticas educativas nas aulas de educação física : o que sugerem os estudos recentes ?
Resumo
Resumo : Este estudo bibliográfico analisa a constituição da atuação de professores de Educação Física no âmbito escolar. Inicia com a exposição dos debates denominados de "abandono da prática docente" (González, 2016; González e Ferstenseifer, 2006; Pich et al, 2013; Pich e Alves, 2010) e "desinvestimento pedagógico" (Bracht, 2010), retratando os diferentes fatores que interferem sobre o trabalho do professor, entre eles: a formação inicial e continuada; a percepção docente sobre a Educação Física e sua profissão; o status da disciplina perante os demais saberes escolares; as políticas que envolvem a gestão de ensino; as condições de trabalho do professor; a relação com a comunidade e as famílias. Em um segundo momento, trata daquilo que pesquisadores elucidam como "boas práticas docentes" no ensino de Educação Física (Richter et al, 2011; Chaves Junior et al, 2014; Oliveira, Oliveira e Ilsuk, 2019), ressaltando experiências que, apesar das mazelas que acometem a educação brasileira, primam pela mediação pedagógica, pela organização do tempo e do espaço de aula, pela atenção às dimensões do cotidiano escolar e pela capacidade de escuta. Por fim, o presente estudo reconhece a complexidade do tema, tendo em vista a influência de aspectos micro e macro estruturais, e destaca a relevância de futuras pesquisas empíricas sobre o assunto. Abstract : This bibliographic study analyzes the constitution of the performance of teachers of Physical Education at school. Starts with the exposition of the debates called "abandonment of teaching practice" (González, 2016; González and Ferstenseifer, 2006; Pich et al, 2013; Pich and Alves, 2010) and "divestment pedagogical" (Bracht, 2010), portraying the different factors that interfere on the teacher's work, among them: initial and continuing education; The teaching perception about Physical Education and its profession; the status of discipline in relation to other school knowledge; the policies that involve teaching management; the teacher's working conditions; the relationship with community and families. In a second step, it deals with what researchers elucidate "good teaching practices" in the teaching of Physical Education (Richter et al, 2011; Chaves Junior et al, 2014; Oliveira, Oliveira e Ilsuk, 2019), highlighting experiences that, despite the ailments that affect the Brazilian education, excel in pedagogical mediation, in the organization of time and the classroom space, due to the attention to the dimensions of the school and listening ability. Finally, the present study recognizes the complexity of the theme, considering the influence of micro and macro aspects structural problems, and highlights the relevance of future empirical research on subject matter.
Collections
- Pedagogia [616]