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dc.contributor.advisorBarbosa, Renata Peres, 1986-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorZago, Laíspt_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T19:18:03Z
dc.date.available2024-08-08T19:18:03Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85711
dc.descriptionOrientador: Prof(a). Dr(a). Renata Peres Barbosapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 52-55pt_BR
dc.description.abstractResumo : Da década de 1990 aos dias atuais, os preceitos do neoliberalismo, como um movimento de retração da esfera pública e ganho de força da esfera privada, vem repercutindo diretamente nas políticas públicas sociais, em especial, no campo da educação. Partimos da compreensão de que os processos formativos refletem os tensionamentos dos projetos de sociedade, e de que toda proposta pedagógica reflete disputas políticas e ideológicas (KRAMER, 1997). Sendo assim, indaga-se: quais os pressupostos sustentam as propostas pedagógicas implementadas no atual governo do estado do Paraná? Desse modo, a presente pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico e documental, realizada através da análise da proposta de formação docente nas semanas pedagógicas dos anos 2019 e 2020 do estado do Paraná. Para isso, no primeiro momento da pesquisa, realizou-se uma discussão acerca do currículo e suas concepções, compreendendo o quanto o currículo envolve relações de poder, reflete os tensionamentos e contradições sociais, portanto, não é neutro nem mesmo desinteressado (MOREIRA & SILVA, 1999). Em seguida, discutiu-se as recentes políticas e reformas curriculares da Educação Básica, em âmbito nacional, bem como os pressupostos as sustentam, à luz de Silva (2017), Aguiar (2018), Freitas (2018), entre outros, para então, realizar a análise dos materiais das semanas pedagógicas da rede estadual do Paraná. Estabeleceu-se assim como categorias para a análise da pesquisa: 1) A aproximação e alinhamento do planejamento com às competências da Base Nacional Comum Curricular; 2) A preocupação com os resultados das avaliações da Prova Paraná, bem como no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Como resultados da análise, depreendeu-se que estão subjacentes aos materiais uma concepção pragmática e instrumental de formação, que visa transformar o humano como tal (DARDOT & LAVAL, 2016). Tendo em vista os aspectos observados, conclui-se que a concepção sustentada na formação pedagógica carrega pressupostos e entende o trabalho docente pelo viés pragmático, que carece de uma autonomia, sustentado pelo discurso das competências, por meio de um currículo padronizado e pelos resultados das avaliações em larga escala, reforçando o pensamento e modos de dominação hegemônicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The concept of neoliberalism, as a movement of retraction in the public sphere and strength gain in the private sphere, had its peak in the 1990s. From the mid-2000s onwards, the world saw the resumption of neoliberalism gaining other outlines, for example, in education. We start from the understanding that the formative processes reflect the tensions of society projects and that any pedagogical proposal reflects political and ideological disputes (KRAMER, 1997). Therefore, it is asked: what are the assumptions that support the pedagogical proposals implemented in the current government of the state of Paraná? Thus, this research is a bibliographic and documentary study, carried out through the analysis of the proposal for teacher formation in the pedagogical weeks of the years 2019 and 2020 in the state of Paraná. For this, in the first moment of the research, there was a discussion about the curriculum and its conceptions, understanding how much the curriculum involves power relations, reflects the social tension and contradictions, therefore, it is not neutral nor even disinterested (MOREIRA & SILVA, 1999). Then, the recent policies and curricular reforms of Basic Education, at the national level, were discussed, as well as the assumptions that support them in light of Silva (2017), Aguiar (2018), Freitas (2018), among others, to then carry out the analysis of the materials of the pedagogical weeks on the State of Paraná Education System. The following categories were established for the analysis of the research: 1) The approximation and alignment of planning with the competencies of the "Base Nacional Comum Curricular" (Common National Base Curriculum); 2) Concern about the results of the "Prova Paraná" (Paraná Test) evaluations, as well as in the "Índice de Desenvolvimento da Educação Básica" (Basic Education Development Index). As a result of the analysis, it was found a pragmatic and instrumental conception of formation is underlying the materials, which aims to transform the human being itself (DARDOT & LAVAL, 2016). In view of the aspects observed, it is concluded that the conception sustained in pedagogical formation carries presuppositions and understands teaching work through a pragmatic bias, which lacks autonomy, supported by the discourse of competences, through a standardized curriculum and the results of the large-scalept_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNeoliberalismo - Brasilpt_BR
dc.subjectImpactopt_BR
dc.subjectServiço públicopt_BR
dc.subjectPolítica públicapt_BR
dc.subjectProfessores - Formação - Paranápt_BR
dc.titleO projeto formativo da rede estadual de educação do Paraná : análise da formação pedagógica docentept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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