Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Odilon Carlos, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorCarvalho, Juliana Tokarski dept_BR
dc.date.accessioned2024-08-08T16:44:33Z
dc.date.available2024-08-08T16:44:33Z
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85710
dc.descriptionOrientador: Profo. Dro. Odilon Carlos Nunespt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 37-42pt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho destina-se a apresentar uma análise histórico-crítica sobre o acesso ao ensino superior. São tratadas definições quanto ao conceito de avaliação, usando autores como Romão, Sobrinho, Luckesi, Hoffmann, Afonso e Esteban. A avaliação está presente em vários momentos da educação, desde a educação infantil até o ensino superior, existindo várias maneiras de avaliar. Por meio de revisões de artigos e autores da área, foram analisados os meios de ingresso ao ensino superior do Brasil, tendo como foco principal o Vestibular e o Enem. Com dados do levantamento realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Curitiba em cursos de Engenharias, comparando o rendimento dos estudantes que ingressaram com o Enem e os estudantes que ingressaram com o Vestibular, é notável o número crescente de evasão e alunos desperiodizados. A presente análise tem como finalidade concluir se o meio de ingresso, pelo Enem e/ou Vestibular, tem impacto no aumento da porcentagem de abandono, bem como apresentar possíveis causas sociais, pessoais e históricas para esse aumento. Por fim, tem-se a conclusão de que este é um assunto ainda muito complexo para ser discutido e que há a necessidade de estudos mais aprofundados no tema. Porém, sugerem-se algumas medidas que podem ser adotadas como meio para evitar essa crescente evasão e os casos de alunos desperiodizados, as quais visam contribuir para uma melhor compreensão da questão da acessibilidade e da permanência no ensino superiorpt_BR
dc.description.abstractAbstract : This project aims to present a historical-critical analysis of access to higher education. It talks about definitions for the concept of educational assessment of authors such as Romão, Sobrinho, Luckesi, Hoffmann, Afonso and Esteban. Assessment is present at various stages in education, from early preschool to higher education, with several ways of assessing. Through reviews of articles and authors in the area, the means of entering higher education in Brazil was analyzed, with the main focus on Vestibular Exam and Brazilian National High School Exam (Enem). With data from a survey carried out at Federal University of Technology - Paraná (UTFPR) from engineering courses in Curitiba, comparing the performance of students who entered university using Enem with students who entered using Vestibular Exam, it is notable the increasing of dropout and students who take out of term subjects (hereafter called "late undergrads"). The purpose of the analysis is to conclude whether the means of entry through Enem and/or Vestibular Exam has an impact on the increase, as well as presenting possible social, personal and historical causes for this. It concludes that this is a subject that is still too complex to be discussed and that there is a need for deepen studies on the subject. However, suggests some measures that can be adopted as a means to prevent this increasing dropout and late undergrads students, which aim to help accessibility and stay in higher educationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectUniversidades e faculdades - Ingressopt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectSistemas de ensinopt_BR
dc.titleAcesso ao ensino superior : uma análise histórica e críticapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples