dc.contributor.other | Azoubel, Juliana Amelia Paes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artes | pt_BR |
dc.creator | Santana, Mérily | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-19T19:31:46Z | |
dc.date.available | 2023-12-19T19:31:46Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/85709 | |
dc.description | Orientadora: Juliana Amelia Paes Azoubel | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Licenciatura em Artes | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente relato de experiência surge como resultado de vivências, descobertas e apropriações dos saberes do Curso de Licenciatura em Artes da Universidade Federal do Paraná e da prática de Capoeira, que carrego em minha trajetória de vida. Considerando as contribuições da cultura africana para a formação histórica do povo brasileiro, analiso a aplicação da lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, no Colégio Estadual Gabriel de Lara, uma escola de ensino fundamental e médio localizada no município de Matinhos, no Litoral do Paraná. Para a investigação do tema, pesquisei o contexto da escola e realizei entrevistas com a utilização de questionários, que foram aplicados aos professores e alunos, assim como observações e conversas informais dentro do espaço escolar selecionado. A pergunta central objetivava saber se os professores trabalham a cultura afro-brasileira em sala de aula. Proponho aqui a Capoeira como um dos recursos artísticos e pedagógicos para a aplicação da lei 10.639/03 nas escolas brasileiras. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | Redação acadêmica | pt_BR |
dc.title | Um berimbau e dois pandeiros : unindo forças para o cumprimento da Lei 10.639 | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |