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dc.contributor.otherAzoubel, Juliana Amelia Paespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Artespt_BR
dc.creatorSantana, Mérilypt_BR
dc.date.accessioned2023-12-19T19:31:46Z
dc.date.available2023-12-19T19:31:46Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/85709
dc.descriptionOrientadora: Juliana Amelia Paes Azoubelpt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Licenciatura em Artespt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente relato de experiência surge como resultado de vivências, descobertas e apropriações dos saberes do Curso de Licenciatura em Artes da Universidade Federal do Paraná e da prática de Capoeira, que carrego em minha trajetória de vida. Considerando as contribuições da cultura africana para a formação histórica do povo brasileiro, analiso a aplicação da lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, no Colégio Estadual Gabriel de Lara, uma escola de ensino fundamental e médio localizada no município de Matinhos, no Litoral do Paraná. Para a investigação do tema, pesquisei o contexto da escola e realizei entrevistas com a utilização de questionários, que foram aplicados aos professores e alunos, assim como observações e conversas informais dentro do espaço escolar selecionado. A pergunta central objetivava saber se os professores trabalham a cultura afro-brasileira em sala de aula. Proponho aqui a Capoeira como um dos recursos artísticos e pedagógicos para a aplicação da lei 10.639/03 nas escolas brasileiras.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.titleUm berimbau e dois pandeiros : unindo forças para o cumprimento da Lei 10.639pt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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