Um berimbau e dois pandeiros : unindo forças para o cumprimento da Lei 10.639
Resumo
Resumo: O presente relato de experiência surge como resultado de vivências, descobertas e apropriações dos saberes do Curso de Licenciatura em Artes da Universidade Federal do Paraná e da prática de Capoeira, que carrego em minha trajetória de vida. Considerando as contribuições da cultura africana para a formação histórica do povo brasileiro, analiso a aplicação da lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, no Colégio Estadual Gabriel de Lara, uma escola de ensino fundamental e médio localizada no município de Matinhos, no Litoral do Paraná. Para a investigação do tema, pesquisei o contexto da escola e realizei entrevistas com a utilização de questionários, que foram aplicados aos professores e alunos, assim como observações e conversas informais dentro do espaço escolar selecionado. A pergunta central objetivava saber se os professores trabalham a cultura afro-brasileira em sala de aula. Proponho aqui a Capoeira como um dos recursos artísticos e pedagógicos para a aplicação da lei 10.639/03 nas escolas brasileiras.
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- Artes (Litoral) [134]