Revisão sistemática da literatura sobre alfabetização e Transtorno do Espectro Autista
Resumo
Resumo : Este estudo teve por objetivo realizar uma revisão sistemática da literatura nacional, cujos artigos foram pesquisados em plataformas eletrônicas, como Periódicos CAPES e SciELO que tratassem da Alfabetização e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), num período de dez anos (2010-2020). Além disso, atentou-se para o fato de serem pesquisas empíricas, que envolvessem Alfabetização e TEA, focalizando nos métodos utilizados nas pesquisas. Porém, antes disso, realizou-se uma fundamentação teórica acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e da Alfabetização e depois a relação entre esses assuntos, ou seja, em como se dá o processo de Alfabetização numa pessoa com TEA. Com isso, foram localizados 125 artigos nas duas plataformas utilizadas, sendo 91 no Periódicos CAPES, porém, 37 não eram empíricos, 50 não envolviam TEA e 85 não envolviam Alfabetização. Sendo assim, 2 artigos foram incluídos na pesquisa. Já no SciELO, foram encontrados 34 artigos, sendo que 10 não eram empíricos, 2 não envolviam TEA e 27 não envolviam Alfabetização, sendo, portanto, 4 artigos incluídos. Os principais achados desta revisão sistemática da literatura foram amostras pequenas, com teorias Sócio histórica e Análise do Comportamento, além de serem pesquisas realizadas na região sudeste do Brasil (em São Paulo e Espírito Santo), com predominância de participantes do sexo masculino, sendo que as etapas do ensino foram a educação infantil e o ensino fundamental I e por fim, o interesse pelo tema pesquisado começou a crescer no ano de 2015. Abstract : This study had by objective realize a systematic review of national literature, which articles were researched in electronic platforms, as CAPES periodicals and SciELO that dealt with Literacy and Autism Spectrum Disorder (ASD), in a period of ten years (2010-2020). In addition, attention was paid for the fact that they are empirical researches, that involved Literacy and ASD, focusing on the methods used in the researches. However, before that, there was a theoretical foundation around the Autism Spectrum Disorder (ASD) and the Literacy and then the relationship between these subjects, that is, how the Literacy process happens in a person with ASD. With that, 125 articles were found on the two platforms used, being 91 in CAPES periodicals, however, 37 were non- empirical, 50 did not involve ASD e 85 did not involve Literacy. Therefore, 2 articles were included in the research. In SciELO, 34 articles were found, being 10 non-empirical, 2 did not involve ASD e 27 did not involve Literacy, being, therefore, 4 articles included. The main findings of this systematic literature review were small samples, with social-historical theories and Behavior Analysis, in addition to research being carried out in Brazil’s southeastern (São Paulo and Espírito Santo states), with predominance of male participants, being that the stages of teaching were childhood education and elementary education I and finally, the interest in the researched topic began to grown in 2015.
Collections
- Pedagogia [619]