• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Pedagogia
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Documentação pedagógica e fotografia na educação infantil : um caminho entre a ressignificação cultural da produção e concepção dos materiais imagéticos por meio da prática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    JESSICA FERNANDA DOS SANTOS.pdf (5.359Mb)
    Data
    2020
    Autor
    Santos, Jéssica Fernanda dos
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo : O presente trabalho buscou investigar e refletir acerca da documentação pedagógica e da fotografia na educação infantil, através da ressignificação cultural da produção e concepção dos materiais imagéticos. Por meio da metodologia do estudo de caso em um CMEI na cidade de Curitiba/PR, acompanhando crianças da turma do maternal por pouco mais de um ano, referente a, principalmente 2019. Utilizando-se de uma narrativa autoral e reflexiva a respeito das investigações bibliográficas em decorrência da prática. O levantamento na literatura especializada na área complementa-se por meio de uma análise que propõe reflexões a respeito do conceito da fotografia como ferramenta para a ação docente e que potencializa a documentação pedagógica por meio da criação de registros. Buscando descobrir quais as potencialidades desse recurso podem ser exploradas no processo de documentação de acordo com suas possibilidades de produção. No decorrer da pesquisa realizou-se um breve percurso sobre os conceitos acerca das crianças e da educação da primeira infância, que evidenciou a necessidade da reflexão sobre as práticas fotográficas dentro do contexto pedagógico admitindo-as como um processo longo e particular. Por meio da contribuição narrativa, que ressaltou a importância da produção docente, as imagens revelaram-se como polissêmicas e importantes instrumentos reveladores de percursos e de possibilidades no universo pedagógico
     
    Abstract : The present study sought to investigate and reflect upon pedagogical documentation and photography in early childhood education, as from the cultural resignification of image materials production and conception. Through the case study method at a CMEI in the city of Curitiba/PR, keeping up with pre-primary school children for a little over a year, referring mainly to 2019, making use of an authorial and reflexive narrative about the bibliographical investigations as a result of the practice.The research in the specialized literature in the area is complemented by an analysis that proposes reflections on the concept of photography as a tool for teaching practice and that enhances pedagogical documentation by the creation of records, in an attempt to discover which potentialities of this resource can be explored in the documentation process according to its production possibilities. Throughout the research, a brief overview of the concepts about the children and early childhood education was developed. It became evident the need for reflection on photographic practices within the pedagogical context, admitting them as a long and particular process. By means of the narrative contribution, which emphasized the importance of teaching production, the images revealed themselves as polysemic and important instruments that reveal pathways and possibilities in the pedagogical universe.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/85705
    Collections
    • Pedagogia [622]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV