A "escola de pais" : refletindo sobre o curso e sua possibilidade como ferramenta para a implementação e efetivação da lei 13.010/2014 ( lei da palmada)
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Massuqueto, Isabel Rocha dos Santos
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Este estudo teve como eixo central a orientação de pais sobre alternativas à disciplina corporal. Afirmou-se a gravidade e a eminência da utilização de violência física com motivação educativa contra a criança e o adolescente no Brasil atualmente, assim como sua cultura estabelecida desde o período colonizatório. A Lei 13.010/2014 estabelece o direto da criança e do adolescente de serem educados sem o uso de castigo físico ou de tratamento cruel ou degradante, ainda que por pretexto de correção ou disciplina, e determina a difusão de formas não violentas de educação, prescrevendo a promoção de atividades junto aos pais e responsáveis com o objetivo de promover a informação, a reflexão, o debate e a orientação sobre alternativas ao uso de castigo físico no processo educativo. Como objetivo geral desta pesquisa definiu-se: Compreender estes como programas de orientação parental podem promover a divulgação de modelo disciplinar não violento, conforme estabelece a Lei 13.010/2014 conhecida como "Lei da Palmada". Observou-se a aplicação do curso de orientação de pais "Escola de Pais", ofertado pela Clínica de Psicologia, Psicopedagogia e Fonoaudiologia "Cérebro em Foco", baseado no modelo PQIF (Programa de Qualidade na Interação Familiar) aplicado em oito encontros realizados de modo virtual no segundo semestre do ano de 2020. Foi realizada observação participante dos encontros, entrevistas com suas ministrantes e aplicados questionários aos pais participantes antes e depois da realização do treinamento. Como resultado a estas verificações, averiguou-se a eficácia do programa refletida nas falas expressas pelos pais, assim como pelas afirmações das psicopedagogas aplicadoras do curso, no sentido de instrumentalizar os participantes com um modelo de disciplina positiva não violenta, sem utilização de qualquer punição corporal. Afirma-se serem os grupos de treinamento e orientação de pais possíveis ferramentas na implementação e efetivação da Lei 13.010/2014 (Lei da Palmada) Abstract : This study has as its central core on the parents orientation about alternatives to physical discipline. It was stated the severity and the eminence of the use of physical violence with an educative goal against children and adolescents currently in Brazil, as well as the culture established since the colonization period. The Law 13.010/2014 establishes the right of children and adolescents being raised without any physical punishment or cruelty or degradation, even with the excuse of being for correction or discipline, and determines the propagation of non violent ways of education, advising the rise of activities with parents and guardians with the goal of furtherance the information, the self-reflection, the debate and the orientation about alternatives to the use of physical punishment in the educating process. The general goal of the research was established: Understand how programs of parents orientation can promote the awareness of non violent disciplinary ways, how to establish the law Lei 13.010/2014 as known as "The Spanking Law". It observed the enforcement of the course of orientation for parents "Parents School", offered by the psychology, education and speech therapy clinic "Brain on Focus", based on the PQIF model – Programa de Qualidade e Interação Familiar (Family Interaction Quality Program) accomplished on eight online meetings in the second semester of 2020. Participating observation of the meetings, interviews with the speakers and parents survey before and after were accomplished during the training. As a result of it, it was confirmed the efficiency of the program by the reflect observed on the parents speeches, as well as the statements from psychologists and educators who were the speakers of the event, in the sense of giving parents tools as a non violent positive disciplinary model, with no use of any body punishment. It is stated that the groups of training and parent orientation are possible tools on the implementation in efficiency of the law Lei 13.010/2014 - Lei da Palmada (The Spanking Law)
Collections
- Pedagogia [476]