Pensamento pedagógico crítico e o conhecimento referenciado por concluintes da pedagogia da UFPR em 2019 : um retrato
Resumo
Resumo : O presente trabalho teve por objetivo investigar as monografias de conclusão do curso de Pedagogia, do ano de 2019 na UFPR, evidenciando aquelas que tratam de temas relativos à formação do pedagogo gestor e estão fundamentadas em um pensamento pedagógico crítico. Para que isso fosse possível, buscamos suporte em Fichas 2 de algumas disciplinas do curso, nelas obtivemos literatura que respaldou análises e discussões corroboradas por autores como Dermeval Saviani, Newton Duarte, José Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta, Maria Celia Marcondes Moraes, entre outros. Definidos nortes teórico-metodológicos, inspiramo-nos em estudos de mapeamento de trabalhos acadêmicos numa abordagem de cunho qualitativo que nos ajudaram a buscar eixos ordenadores, articulados em teias descritivas e sínteses analíticas ao redor de três dimensões: o currículo do curso; a prática educativa e a organização escolar. Ao final, observou-se a necessidade de estudos contínuos do que é próprio da pedagogia: as teorias pedagógicas. Nesse aspecto, a literatura e evidências retiradas dos TCCs objetivam como os estudos da pedagogia estão sendo diminuídos, em especial nas duas últimas décadas. Desse contexto, são tecidas críticas à redução do currículo do curso e ao posicionamento sobre a docência como base para profissão do pedagogo. Além disso, ao evidenciar o pensamento pedagógico crítico, despontam as diferentes formas escolares de interpretar a relação entre teoria e prática, destacando as confluências e divergências entre as vertentes do campo e descobre-se como ele não pode ser considerado hegemônico em âmbito educacional, ao contrário do que o senso comum vem afirmando em relação à academia brasileira. Abstract : This work aimed to investigate Pedagogy graduate theses from 2019, at UFPR, bringing in to perspective those related to subjects from counselor manager and have a focus on those based on educational critical thinking. For this, we searched lesson plans from selected course subjects, from which we obtained the literature that supported the analyses and discussions corroborated by authors such as Dermeval Saviani, Newton Duarte, José Carlos Libâneo, Selma Garrido Pimenta, Maria Celia Marcondes Moraes, among others. Defined theoretical-methodological guidelines, we are inspired by studies of mapping academic works in a qualitative approach that helped us to organize axes, articulated in descriptive webs and analytical syntheses around three dimensions: the course curriculum; educational practice and school organization. As a result, it was observed the need for continued studies of what is characteristic of pedagogy: pedagogical theories. In this sense, the literature and evidence extracted from the graduate theses show that studies on pedagogy have been decreasing, especially in the last two decades. In light of the above, criticism on the reduction of the course grade and on the positioning of teaching as the base for the educator's profession was constructed. Furthermore, by evidencing the educational critical thinking, bringing the different school ways of interpreting the relationship between theory and practice, giving emphasys to agreement and desagreement between different sides of the field, it was uncovered that it cannot be considered hegemonic on the teaching scope, contrary to what common sense has affirmed regarding the Brazilian academy.
Collections
- Pedagogia [551]