Conhecimento dos professores em relação aos maus-tratos infantis : uma revisão sistemática da literatura
Visualizar/ Abrir
Data
2020Autor
Carneiro, Gabrielle Mayara de Moraes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : A violência é considerada um dos principais problemas de saúde pública e, muitas das ocorrências são contra crianças e adolescentes. Assim, considerando que a escola é o lugar onde as crianças passam grande parte do seu tempo, é necessário que os professores conheçam sobre esse assunto, saibam identificar e lidar com situações onde seus alunos possam estar sofrendo algum tipo de maus-tratos, visando que a instituição de ensino cumpra seu papel como fator de proteção. O presente trabalho tem como objetivo analisar o conhecimento dos professores em relação ao tema maus-tratos infantis. Identificar se sabem e o quanto sabem sobre o assunto, além de identificar as ações tomadas frente a esses casos. O procedimento foi realizado através de uma revisão sistemática da literatura, analisando artigos nas bases de dados CAPES/CAFE e Google Acadêmico e TCCs do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná, que abordam o conhecimento dos professores em relação a violência infantil. Os resultados da pesquisa apontam que os professores sabem pouco acerca desse tema devido a defasagem de discussão sobre o assunto em suas graduações e formações continuadas. A partir disso, discute-se que os docentes acabam tomando ações precipitadas e muitas vezes negligentes Abstract : Violence is understood to be one of the main issues in public health and most of the occurrences are against children and teenagers. Thereby, considering that school is a place where children and teenagers spend most of their time at, it is necessary that teachers are aware of what is child abuse and how to identify it, so in this way school can be a protective factor against this kind of violence. In this context, this paper aims to analyze the awareness of teachers about child abuse, identifying what and how much they know about this topic as well as identifyng what teachers do in face of cases of child abuse. The procedure was carried out through a systematic review of the literature, analyzing articles in databases such as CAPES / CAFE and Google Scholar as well as analyzing TCCs written by students who graduated in Education at Universidade Federal do Paraná, which address the teachers' knowledge regarding child violence. As results, it is verified that there are gaps in teacher trainings about child abuse, which leads to hasty and negleted actions when it comes to reacting to this type of violence against children
Collections
- Pedagogia [622]